NOTÍCIA | USINA UHE CASTANHEIRA

Formada Comissão para acompanhar a construção da Usina UHE Castanheira.

A comissão foi dividida em câmaras temáticas temáticos, com secretarias

Por: Show de Notícias - Aparicio Cardozo/Assessoria
Publicado em 14 de Março de 2018 , 12h28 - Atualizado 14 de Março de 2018 as 15h30


Show de Notícias - Aparicio Cardozo

Em reunião com entidades de classe e instituições do município de Juara, ocorrida na Câmara de Vereadores do município, aconteceu a primeira reunião de trabalho da Comissão de Acompanhamento da Construção da Usina UHE Castanheira.

A comissão foi dividida em câmaras temáticas temáticos, com secretarias, para cada um em sua especialidade apresente propostas para serem discutidas e apresentadas para o empreendedor que irá construir a usina.

O vereador Léo Boy foi escolhido como coordenador e divulgador da comissão e entende que as negociações entre poder público e iniciativa privada devem colocar na mesa todos os interesses de Juara.

“Temos que ter certeza de uma coisa, que do ponto de vista das negociações entre os entes públicos e privados envolvidos na construção da UHE e da Audiência Pública agendada, terá que se observar com atenção que para a Audiência Pública, todos os interesses de Juara deverão estar descritos e estimados, de forma clara e consistente, inseridos nos capítulos do EIA RIMA proposto pela EPE, pois, os interesses de Juara só terão efetividade se tronarem condicionantes do licenciamento ambiental”. Disse o vereador.

O vereador disse que ninguém está à procura de quem vai pagar a conta, o importante é apresentar, quais os benefícios que Juara precisa.

“Não queremos saber quem vai pagar a conta! O que estamos propondo é alguns benefícios que serão necessários para nossa cidade, com a efetivação da UHE Castanheira, o que é fato, teremos, com certeza, algumas vantagens, mas teremos muitas desvantagens, pois esta grande obra irá afetar a vida o cotidiano de toda a população”. Explica Léo Boy

O vereador finaliza deixando um convite para a população participar da próxima reunião de trabalho, que será às 14 horas do dia 19 de março, feriado em Juara pelo dia do Padroeiro da Cidade e para a Audiência Pública, que acontecerá no dia 22 de março.

“Gostaria mais uma vez de convidar a população em geral para participarmos da Audiência Pública, pois a SEMA irá nos ouvir nessa audiência, e somente se dará o início as obras da UHE Castanheira após a SEMA/MT emitir a Licença de Instalação. A partir desse momento, a construção deve levar no máximo 40 meses”. Diz Leo.

Sobre a Usina:

O reservatório de água da usina será de 94,70 KM² e estenderá por 67 km, sendo que a grande maioria será no município de Juara. Novo Horizonte do Norte será impactado em apenas 04 hectares ou 40.000m².

Geração de emprego e renda;

Aumento da população;
Pressão sobre a infraestrutura existente de serviços essenciais;
Fortalecimento das atividades de comércio e serviços;
Aumento da receita tributária;
Novas empresas se estabelecerão na região.
Quantas propriedades serão ocupadas?

225 bens imóveis, incluindo fazendas, sítios, chácaras, estabelecimentos comerciais, áreas públicas e ilhas.

Dos 225, apenas duas pertencem a Novo Horizonte de Norte, 69 são ilhas e as outras 156 são propriedades rurais e a maior parte corresponde a fazendas ou sítios particulares.

Conheça as demandas que serão colocadas na Carta de Intenção do município de Juara:

Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA
Soluti - Exatas Contabilidade
Sicredi

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br