NOTÍCIA | PANAMERICANO

Silvio Santos é intimado a depor em processo contra banco

Silvio Santos é intimado a depor em processo contra banco

Por: DO MSN
Publicado em 19 de Agosto de 2014 , 09h52 - Atualizado 19 de Agosto de 2014 as 09h52


Nesta terça-feira (19), Silvio Santos prestará depoimento à Justiça Federal em São Paulo na condição de testemunha de defesa de Cláudio Barat Sauda, um dos 17 réus acusados de crimes contra o sistema financeiro nacional no processo do Banco PanAmericano.

 

O depoimento fará parte da segunda fase da ação, de acordo com o jornal “Valor Econômico”. Das 100 testemunhas intimadas, estão convocados também Márcio Percival, vice-presidente de finanças da Caixa Econômica Federal – sócia do PanAmericano no fim de 2009 – e Celso Antunes, ex-diretor do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que assumiu o comando do banco depois da descoberta de um rombo de R$ 4,3 bilhões.

 

Segundo a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) à Justiça em agosto de 2012, entre abril de 2007 e novembro de 2010 – período a que a investigação foi restrita – 17 pessoas processadas teriam desviado e se apropriado de R$ 88.387.999,88, por meio da distribuição fraudulenta de “bônus".

 

O pagamento do “extra” foi considerado ilegal porque não era devidamente comunicado ao mercado, como prevê a legislação que regula o setor.

 

“Mesmo os dirigentes que não autorizavam diretamente os pagamentos eram responsáveis por sua realização, pois, para que os pagamentos fossem realizados, tinham que colaborar apresentando documentos e recebendo os valores indevidos, como se fossem relativos a serviços que jamais foram efetivamente prestados”, relatou o MPF na ação.

 

Além dos crimes descritos no relatório final da Polícia Federal, concluído em fevereiro de 2012, a análise do Ministério Público identificou outros indícios de irregularidades na gestão do PanAmericano, como o pagamento de propina a agentes públicos, doações feitas a partidos políticos com ocultação do real doador, remuneração a escritório de advocacia em valores aparentemente incompatíveis com os serviços prestados e fornecimento de informações ilegítimas ao Banco Central.

Auto Posto Arinos LTDA
Sicredi
Exatas Contabilidade
Soluti - Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO




Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br