Show de Notícias homenageia Antônio Leite, o último sapateiro de Juara em seu dia.
O sapateiro Antônio Leite tem 50 anos de profissão, sendo 38 só de Juara
Dia 25 de outubro é comemorado o Dia do Sapateiro e o jornalista Aparicio Cardozo visitou Antônio Leite, o popular Tonho Sapateiro, último profissional do ramo em Juara.
Antônio falou dos 50 anos de profissão como sapateiro e disse que está próximo da aposentadoria, uma vez que é muito material para consertar e hoje a qualidade é inferior, pois os calçados são feitos para durar pouco e descartar e não realizar consertos.
O profissional de uma das áreas de trabalho artesanal, mão de obra de consertar calçados, prestes a ser extinta, disse que, por Juara ser uma cidade rural, os consertos mais constantes são de botas e que não época da exposição, os trabalhos aumentos, principalmente em 2022, uma vez que ficamos dois anos sem a desta de rodeio.
O sapateiro, que chegou em Juara no ano de 1984, também é um grande desportista, tendo sido jogador e campeão como técnico do União Esporte Clube de Juara, recordou ainda, dos tempos que a cidade tinha uma equipe no campeonato estadual de Mato Grosso.
Ele disse que era um ouvinte de rádio na cidade onde morava no Paraná e que, quando chegou em Juara e teve a inauguração de uma emissora local, que transmitia as partidas, tornou-se um ouvinte fiel.
A função do sapateiro é manusear botas, calçados, chinelos e calçados em geral, fabricando-os ou mesmo consertando-os. Quando surgiu a profissão de sapateiro, ela era bastante discriminada, sendo considerada menos relevante do que as profissões de curtidores e carniceiros, por exemplo.
MAIS NOTÍCIAS