NOTÍCIA |

Palestras marcam o inicio do Outubro Rosa nas unidades de saúde de Juara

Por: ASSECOM - Juara
Publicado em 05 de Outubro de 2017 , 06h41 - Atualizado 05 de Outubro de 2017 as 06h41


A Secretaria Municipal de Saúde está organizando uma programação especial em comemoração ao Outubro Rosa, mês de conscientizar as mulheres com relação ao câncer de mama e de colo de útero. A campanha iniciou nesta segunda-feira (02.10), no PSF do Porto Seguro, com uma palestra especial com o médico ginecologista e obstetra, Miguel Jarandilla Peralta, e nesta terça-feira (03) a ação foi desenvolvida no PSF do bairro Jardim América.

 

Mesmo a campanha tendo um mês especial, dedicado para conscientizar as mulheres quanto a importância do autoexame e também a procura de atendimento médico caso alguma anormalidade seja notada, o médico alerta para a importância da mulher conhecer o próprio corpo. “O mais importante é a mulher conhecer o seu próprio corpo, ela se tocando pode notar qualquer mudança, procure atendimento, pois quanto mais cedo o diagnóstico, maior a possibilidade de cura”, destacou o Dr Miguel.

 

O médico explicou que durante a Campanha está sendo feito a triagem de possíveis casos, e se identificado um caso clínico, todo o acompanhamento médico será oferecido. “Vamos realizar a triagem desses pacientes, e, se identificado algum caso, todo o acompanhamento será feito”, destacou o ginecologista, reforçando a importância da busca pelo atendimento médico.

 

Dr Miguel explicou ainda que o câncer de mama é considerado o segundo maior causador de morte pela doença, e o diagnóstico precoce é essencial. “Temos alguns casos de câncer em tratamento dentro do município, são mulheres que já estão recebendo todo o auxílio médico, o câncer de mama é o segundo maior causador de mortes pela doença no Mundo, e esse é o principal alerta”, concluiu.

 

CAMPANHA OUTUBRO ROSA

A Campanha Outubro Rosa está sendo desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da Prefeitura de Juara, e a ação seguirá o seguinte cronograma:

 

TERÇA-FEIRA (03.10)

16h Pit Stop – no semáforo do Banco do Brasil

QUARTA-FEIRA (04.10)

08h – PSF Jardim Califórnia

QUINTA-FEIRA (05.10)

08h – PSF Paranaguá

SEXTA-FEIRA (06.10)

08h – PSF Alvorada

QUARTA-FEIRA (11.10)

08h – PAM

 

 O que é o câncer de mama?

O câncer de mama representa o principal tipo de câncer na mulher. Este geralmente apresenta um bom índice de cura, principalmente quando diagnosticado em sua fase precoce. 


Geralmente o tumor se inicia na mama, pode atingir a axila e até mesmo aparecer em outros órgãos, fato que chamamos de metástases.


A extensão do tumor determina a forma de tratamento. Assim estimula-se a medidas de autocuidado da mama como o autoexame e a mamografia.

 

Quais os principais fatores de risco?

Os principais fatores de risco constituem o sexo feminino, a idade (> 50 anos), história familiar (primeiro ou segundo grau direto) ou pessoal: ausência de filhos, primeira gravidez após os 30 anos, uso de hormônios externos, consumo de álcool, doença mamária prévia, radiação torácica e obesidade. 


Geralmente a possibilidade da população geral de desenvolver câncer de mama é de 1 em cada 10 mulheres ao longo de suas vidas, porém outro número a se considerar é que em geral a taxa anual é de 50 casos para cada 100.000 mulheres/ ano. O câncer de mama também acomete os homens, no entanto é raro, representando apenas cerca de 1% dos casos.


A associação de riscos eleva a possibilidade de câncer, mas esta não é uma condição absoluta. É necessário saber que riscos existem, porém deve-se principalmente ficar atento aos cuidados com a mama.

 

Quais são os sinais e sintomas?

 

Geralmente o câncer de mama aparece como uma massa ou tumoração palpável Esse material é encaminhado para a biópsia a fim de confirmar o diagnóstico. O fato é que nem toda a massa é câncer, porém na presença de uma massa ou tumoração mamária a mulher deve procurar um ginecologista ou mastologista.
Outros sintomas menos frequentes constituem o endurecimento mamário, a presença de secreção pelo mamilo com aspecto de água de rocha ou sangue e o aparecimento de gânglios axilares.

 

Como prevenir este tipo de câncer?

 

A melhor maneira de se prevenir constitui a realização de medidas de autocuidado da mama. Assim sugere-se a realização do autoexame da mama mensalmente, o qual deve ser realizado pelo menos uma semana após o período menstrual. Na presença de alguma anormalidade, um médico deverá ser procurado. 
 

A principal maneira de se prevenir o câncer de mama é a realização do exame de mamografia. Esse exame favorece o diagnóstico precoce e a elevação nas taxas de cura. Assim sugere-se a realização do exame de mamografia de maneira regular (anualmente) a partir dos 40 anos de idade.

 

Como é o tratamento?

 

O tratamento é multidisciplinar. Assim geralmente a mulher será tratada com um cirurgião, um oncologista clínico e um radio-oncologista. A ordem do tratamento depende das condições em que o tumor foi diagnosticado.
 

No que se refere ao tratamento cirúrgico pode-se retirar toda a mama ou parte dela, da mesma forma que na axila, onde pode-se realizar a retirada de um linfonodo (linfonodo sentinela), ou a retirada de todos os linfonodos. O tratamento depende das características do tumor quando se realizou o diagnóstico. 
 

No que se refere a oncologia clínica, a paciente poderá ser submetida a um tratamento após a cirurgia (tratamento adjuvante), ou antes da cirurgia (tratamento neoadjuvante). Da mesma forma pode ser submetida a quimioterapia, hormonioterapia e tratamento alvo-específico. Tudo depende das características do tumor. 
 

O mais importante a se saber sobre o tratamento constitui o fato que este se tornou multidisciplinar e multimodal (com a participação de vários profissionais), fato este que tem elevado as taxas de cura. (Fonte: Hospital do Câncer de Barretos)

Sicredi
Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA
Soluti - Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br