NOTÍCIA | SEM MÃO

Estátua de Zé Paraná da Praça dos Colonizadores está sem a mão direita.

No dia 28 de fevereiro completou 13 anos da morte do colonizador

Por: Assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de
Publicado em 01 de Março de 2017 , 07h30 - Atualizado 01 de Março de 2017 as 07h30


A estátua do colonizador de Juara, José Pedro Dias, do Zé Paraná, colocada na entrada da Praça dos Colonizadores, de frente para a Avenida Rio Arinos, perdeu a mão direita, justamente a que empunha a bandeira do município.

 

Segundo a prefeitura, o desgaste por estar exposta ao tempo, foi um dos fatores que ocasionaram a quebra na mão da estátua do colonizador, mas que ela será restaurada em breve.

 

A restauração deverá ser feita pelo autor da estátua, o artesão Adenilton Jorge Francisco.

 

Zé Paraná foi um dos pioneiros e fundadores da Gleba Taquaral, que depois se transformou em Juara. No dia 28 de fevereiro de 2017, fez 13 anos que o colonizador do município faleceu. Além de Juara, Zé Paraná também fundou e emancipou o município de Tabaporã.

 

Natural de Santo Antônio da Platina (PR), Zé Paraná chegou na localidade onde hoje é o município de Porto dos Gaúchos em 1958. Ele foi responsável pela colonização da região, atraindo para lá famílias do Paraná e São Paulo.

 

Sua vida política começou em Diamantino, onde foi vice-prefeito. Depois, foi vereador de Porto dos Gaúchos e prefeito por duas vezes de Juara. Zé Paraná fundou e foi o interventor de Juara, administrando por duas vezes o município.

 

A morte de um dos pioneiros na fundação da Gleba Taquaral – que com os passou a ser chamada de Juara – José Pedro Dias (popular Zé Paraná) completa nesta terça-feira (28), 13 anos. E a data não poderia passar sem ser lembrada pela Administração Municipal, que reconhecendo a história de bravura e amor, traz um breve histórico sobre a vida deste importante homem.

 

Os indícios dos tempos modernos de Juara tiveram como referência a cidade de Porto dos Gaúchos. A 23 de setembro, a firma Sociedade Imobiliária da Bacia Amazônica – SIBAL adquiriu uma área de 35.900 hectares de terras, cuidadosamente selecionada para ser colonizada.

 

A responsabilidade da administração para a construção da infraestrutura ficou a cargo de José Pedro Dias (Zé Paraná), nome que se confunde com a própria história de Juara. No dia 8 de outubro de 1971, Zé Paraná e mais um grupo de pessoas, partiu das margens do Ribeirão Caracol, chegando ao córrego Água Boa, ponto inicial da colonização.

 

O primeiro prefeito municipal foi José Pedro Dias (Zé Paraná), nomeado interventor pelo governador. Zé Paraná voltou ao cargo de Prefeito em 1989, desta vez eleito pelo voto direto.

 

Jose Pedro Dias era católico e devoto de São José, que ficou como padroeiro de Juara. A "Praça dos Colonizadores" foi batizada por ele em homenagem aos que chegaram a Juara seu convite para formar a cidade.

 

Ele também foi fundador de Tabaporã. Mesmo com a idade avançada e a doença, Zé Paraná não tinha planos de parar com seu trabalho. Ele planejava novas colonizações em Mato Grosso.

Exatas Contabilidade
Sicredi
Soluti - Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br