NOTÍCIA | Posse

Taques reafirma corte de gastos e demissão de 2 mil servidores

Taques reafirma corte de gastos e demissão de 2 mil servidores

Por: MidiaNews/ DOUGLAS TRIELLI DA REDAÇÃO
Publicado em 02 de Janeiro de 2015 , 11h50 - Atualizado 02 de Janeiro de 2015 as 11h50


O governador Pedro Taques (PDT) afirmou que 2 mil cargos comissionados deixados pela gestão Silval Barbosa (PMDB) serão extintos, por meio de um decreto que será assinado nesta sexta-feira (02).

 

O ato, que será um dos primeiros decretos de sua gestão, tem como objetivo, segundo Taques, o corte de gastos.

 

“Nós faremos um choque de gestão, e nesse contexto, o choque vem antes da gestão. Por isso, cortaremos gastos. Assinaremos um decreto e iremos demitir até 2 mil cargos DGA (cargos de confiança). Esse cargos serão extintos para que possamos reduzir cargos”, disse Taques, após tomar posse, na quinta-feira (1º).

 

A demissão dos comissionados já havia sido anunciada em outubro pelo então coordenador de transição de Governo e prefeito licenciado de Lucas do Rio Verde (354 km ao Norte de Cuiabá), Otaviano Pivetta (PDT).

 

Com os cortes, Taques acredita que vai viabilizar promessas de sua campanha eleitoral, como a construção do novo Pronto-Socorro de Cuiabá.

 

“Mas, sempre lembrando que atrás de cada cargo existe uma pessoa e essa pessoa precisa ser respeitada. Faremos isso neste mês de janeiro, para que nós possamos fazer os investimentos com os quais nos comprometemos na campanha - como, por exemplo, o hospital público”, afirmou.

 

“Já fizemos várias reuniões entre a nossa equipe e a do prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, para que possamos iniciar, agora em janeiro, o processo licitatório desse hospital. Então, encontraremos o dinheiro para isso cortando gastos, combatendo a corrupção e gastando somente o necessário”, disse o governador.

 

Professores

 

Ainda sobre as demissões, Taques afirmou que há casos mais complicados que devem ser analisados de forma mais detalhada. Entre eles, está a dos professores, considerando um baixo número de efetivos.

 

“Nós temos apenas 66% dos professores do Estado contratados. Mato Grosso é o terceiro em número de professores contratados. Precisamos de professores contratados, sim, em razão de determinadas escolas em municípios não terem números suficientes de alunos para termos efetivos. Mas, o índice é um absurdo, é muito grande”, afirmou.

 

“Nós analisaremos caso a caso. Porque sou filho de uma professora, sou neto de duas professoras, sei da importância dos professores para transformar pessoas para que elas transformem o mundo”, disse.

 

Primeira reunião

 

De acordo com o governador, a primeira reunião dos secretários de Estado já está marcada para a tarde desta sexta-feira.

 

No mesmo dia, Taques deve realizar despachos internos e assinar um termo de compromisso com os secretários para os primeiros 100 dias de gestão.

 

“E também assinaremos vários decretos falando sobre a reforma administrativa e as providências que serão tomadas no tocante as contas públicas. Porque precisamos cortar gastos e fazer algumas auditorias que já serão reveladas amanhã”, completou.

Exatas Contabilidade
Sicredi
Soluti - Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br