NOTÍCIA | 5º ministro de MT

Silval afirma que Geller chegou ao Ministério por conta da troca de partido

Silval afirma que Geller chegou ao Ministério por conta da troca de partido

Por: Midia News // DA REDAÇÃO //JOSIANE DALMAGRO
Publicado em 18 de Março de 2014 , 08h54 - Atualizado 18 de Março de 2014 as 08h54


O agricultor mato-grossense Neri Geller foi empossado na manhã de hoje (17), em Brasília, como novo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 

Além dele, a presidenta Dilma Rousseff também empossou cinco outros novos ministros do governo, nos ministérios do Desenvolvimento Agrário; das Cidades ; da Pesca e Aquicultura; da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Turismo.

 

O novo ministro afirmou que reconhece os avanços do governo no atual Plano Agrícola e Pecuário e acredita que ainda há espaço para desenvolver algumas modalidades, como o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural. “Além disso, é preciso reforçar a Política de Garantia de Preços Mínimos. Vou tratar destes temas como prioritários junto à equipe econômica”, pontuou Geller, durante seu discurso.

 

Entre outros representantes do Estado que prestigiaram a posse de Geller, estava o governador do Estado, Silval Barbosa (PMDB). “Valeu nossa briga, junto com o PMDB, o setor do agronegócio, as Federações e todos que lutaram junto com o Neri. Essa pasta representa o reconhecimento por parte da presidenta Dilma, colocando lá uma pessoa que conhece a fundo o contexto da produção de Mato Grosso e do Brasil, desde a monocultura ao grande produtor”.

 

Silval garantiu não ter dúvidas sobre a boa atuação de Geller junto ao Ministério e sua correspondência quanto às expectativas irá dos produtores de Mato Grosso e do resto do país.

 

O governador destacou ainda a “capacidade, competência, habilidade e vontade de ver as coisas acontecendo no setor” e pontou a importância do PMDB para a conquista da pasta. “A filiação ao PMDB, ano passado, possibilitou a chegada dele (Geller) ao ministério, pois essa é uma vaga do partido”. Ele disse ainda que o ex-ministro foi fundamental para a decisão da presidenta pelo nome de Geller.

 

Para galgar ao atual posto, Neri passou pela Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, onde atuou em 2013. A presidente Dilma Rousseff elogiou o trabalho do ex-ministro e disse que a escolha do novo titular foi acertada. "Neri Geller atuou de forma decisiva no desejo do Plano Safra, Agrícola e de armazenagem. Ele conhece muito bem o cenário da região Centro-Oeste, tenho certeza que nos conduzirá a novos recordes de produção".

 

Ministros de Mato Grosso

Geller é o primeiro representante de Mato Grosso a assumir a Agricultura. A posse no primeiro escalão do Governo Federal marca o fim de três décadas do Estado longe do staff presidencial. O último a assumir um ministério, em 1986, foi o ex-governador e ex-prefeito de Cuiabá, Dante de Oliveira.

 

De acordo com informações da Secretaria de Comunicação do Estado e do deputado federal Júlio Campos (DEM), antes de Geller, outros cinco mato-grossenses comandaram ministérios no Governo Federal.

 

Joaquim Murtinho foi nomeado ministro da Viação, Indústria e Comércio na gestão de Prudente de Moraes. No governo de Campos Sales, assumiu o Ministério da Fazenda.

 

No ano de 1935, Eurico Gaspar Dutra tomou posse no então Ministério da Guerra (Defesa) e, depois, foi eleito presidente.

 

O economista Roberto Campos comandou o Ministério do Planejamento quando Castelo Branco ocupava a presidência. Wilson Fadul foi ministro da Saúde e Anízio Botelho foi ministro da Aeronáutica.

 

Perfil

Natural de Selbach (RS) e morador em Lucas do Rio Verde (MT), Geller, além de produtor rural é empresário, suplente de deputado federal pelo PP (45.196 votos), milita no sindicalismo rural.

Soluti - Exatas Contabilidade
Exatas Contabilidade
Sicredi
Auto Posto Arinos LTDA

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br