NOTÍCIA | Segurança Pública

Sessão destaca atuação do Centro Integrado de Operações Aéreas

Sessão destaca atuação do Centro Integrado de Operações Aéreas

Por: Assessoria de Gabinete
Publicado em 09 de Agosto de 2013 , 07h53 - Atualizado 09 de Agosto de 2013 as 07h53


 

Homenagem foi proposta pelo deputado José Riva (PSD) considerando a importância do trabalho que prioriza a segurança da comunidade
 

Os sete anos de criação do Centro Integrado de Operações Aéreas - CIOPAER serão comemorados esta noite (8) em sessão Especial requerida pelo deputado José Riva (PSD). Criado em 19 de julho de 2006, o CIOPAER promove a gestão integrada dos meios e recursos aéreos disponíveis no âmbito do governo estadual e centraliza o controle, a operação e a manutenção das aeronaves públicas (helicópteros e aviões) empenhadas em atividade policial, patrulhamento ambiental, operações de socorro e defesa civil.
 

Ao justificar a homenagem, o deputado Riva disse que o centro integrado é hoje uma das principais ferramentas para garantir a segurança da comunidade, referência no uso das modernas tecnologias de vigilância aérea, repressão ao crime, resgate de vítimas e socorro emergencial aos necessitados.
 

“O CIOPAER integra e coordena várias funções desempenhadas pelas polícias e bombeiros, tornando a ação dos operadores de segurança pública mais dinâmica e compatível com as necessidades da coletividade mato-grossense”, afirmou Riva.
 

MEMÓRIA
 
Em Mato Grosso esse importante trabalho ganhou asas no inicio da década de 80, quando foram realizados estudos para adoção do policiamento aerotransportado na Polícia Militar, época em que a Polícia Florestal realizou um trabalho-piloto com emprego de ultraleves na fiscalização ambiental de mananciais e recursos florestais.
 

Em 1997 o Governo do Estado decide adquirir uma aeronave de asa rotativa com recursos oriundos do Banco de Desenvolvimento Interamericano (BIRD). A aquisição foi concretizada com recursos da Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEMA). Meses mais tarde chega a Cuiabá uma aeronave de fabricação Francesa, o Esquilo AS 350 B2, entregue à Polícia Militar de Mato Grosso em 1998.
 

A chegada da aeronave foi precedida pela capacitação da PMMT para operar o equipamento, a partir da criação de uma unidade especializada capaz de aproveitar todas as potencialidades desse tipo de equipamento. Em 12 de janeiro de 1998, o Comandante Geral da PM, Cel Dival Pinto Martins Correia, cria o Grupamento Aéreo de Radiopatrulhamento - GAR da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, com o objetivo de estruturar previamente a nova organização com tripulantes, pilotos, co-pilotos, mecânicos e outros profissionais especializados.
 

Em 24 de setembro de 1999, foi extinto o GAR e criado o Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo da PMMT (GRAer) com o propósito básico de “executar o apoio às operações terrestres da Polícia Militar, bem como atuar nas buscas e salvamentos de emergência”.
 

Já o Centro Integrado de Operações Aéreas - CIOPAER foi criado em 19 de julho de 2006, por meio do Decreto nº 7.896 do Chefe do Poder Executivo Estadual, ao dispor sobre a estrutura da então Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública - SEJUSP.
 

Entretanto, somente com a edição do Decreto Estadual nº 8304, de 17 de novembro de 2006 o governo regula as atividades do CIOPAER, tendo por premissa a modernização das atividades operacionais desenvolvidas pelos órgãos vinculados a estrutura da pasta da Segurança Pública.
 

A integração citada no nome do CIOPAER justifica-se pela congregação de esforços, num mesmo local, sob uma mesma direção, das atividades aerotransportadas desempenhadas pela Policia Militar, Policia Civil e Corpo de Bombeiros Militar.
 

Atualmente, o Ciopaer conta com três helicópteros e quatro  aviões e um efetivo de 73 servidores/militares, entre pilotos, tripulantes, mecânicos e serviço administrativo.

 

Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA
Soluti - Exatas Contabilidade
Sicredi

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br