NOTÍCIA | PLEITO DE 2014

Serviço de Inteligência das polícias será reforçado para eleições

Serviço de Inteligência das polícias será reforçado para eleições

Por: Redação / Midia News
Publicado em 25 de Novembro de 2013 , 08h54 - Atualizado 25 de Novembro de 2013 as 08h54


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE)  realizou a primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada das Eleições 2014.

 

O Secretário de Segurança, Alexandre Bustamante, e o superintendente da Polícia Federal, Élcio Vicente da Silva, acertaram que o serviço de inteligência das polícias será reforçado e que o setor vai trabalhar de forma integrada, mapeando as regiões do Estado onde há histórico de conflitos ou de ocorrência de ilicitudes eleitorais.

 

Tanto a Polícia Federal quanto a secretaria colocaram à disposição da Justiça Eleitoral os estudos e mapeamentos de eleições anteriores realizados pelos seus serviços de inteligência. Estes estudos servirão de base para as eleições 2014.

 

O objetivo vai muito além de garantir a realização da eleição sob o ponto de vista operacional. Visa, sobretudo, atuar na repressão de crimes eleitorais como compra de votos, boca de urna e outras ilicitudes.

 

A reunião foi coordenada pelo presidente do TRE, desembargador Juvenal Pereira da Silva, e pela corregedora regional eleitoral, desembargadora Maria Helena Póvoas, nesta sexta-feira (22). O evento contou com a presença de representantes do Exército, Polícia Federal, Secretaria de Segurança Pública, FUNAI, Polícia Rodoviária Federal, Prefeitura de Cuiabá e Procuradoria Regional Eleitoral.

 

Planejamento integrado

O presidente do TRE, desembargador Juvenal Pereira da Silva, expôs a necessidade das polícias conversarem entre si, trocar informações sobre o planejamento de cada instituição e buscar o objetivo comum. “E o nosso objetivo comum é garantir eleições limpas, tranquilas e legítimas. Temos que trabalhar juntos para coibir qualquer tentativa de corrupção eleitoral”, disse.

 

A Polícia Federal vai informar a Secretaria Estadual de Segurança, com bastante antecedência, os municípios que serão atendidos pelo seu efetivo, para que o Estado possa planejar a distribuição dos homens das polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros.

 

O Tribunal Regional Eleitoral vai estudar a necessidade de utilização das forças do Exército e, no início do próximo ano, enviar eventual solicitação ao General Carlos Aberto Maas, comandante da 13ª Brigada.

 

Para o presidente do Tribunal, desembargador Juvenal Pereira da Silva, o diferencial desta eleição é a antecedência com a qual a Justiça Eleitoral está executando o seu planejamento.

 

Agilidade nas decisões

Outra deliberação do Gabinete de Gestão Integrada das Eleições 2014 é a manutenção de um servidor de alta patente do Exército, Polícia Federal, Polícia Civil e Militar, com poder de decisão, à disposição da Justiça Eleitoral.

 

Este servidor será o que os parceiros chamam de “oficial de ligação”, com poder para tomar decisões rápidas e dar seguimento ágil às demandas do processo eleitoral.

 

Além dos representantes da Justiça Eleitoral participaram da reunião o secretário de Segurança Pública do Estado, Alexandre Bustamante; o coronel Ferreira representando o comandante da 13ª Brigada do Exército, Carlos Alberto Maas; o delegado geral da Polícia Civil, Anderson Aparecido dos Anjos; o diretor geral dos Correios, Nilton Nascimento; o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Anderson José Barbosa; o delegado Mesquita representando o coronel da Polícia Rodoviária Federal Kelen Arthur Preza; o superintendente da Polícia Federal Élcio Vicente da Silva; o coordenador da Fundação Nacional do Índio, Benedito César Garcia; a representante da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos, Nerimárcia Alves; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Nerci Denarti, procurador regional eleitoral em substituição, Douglas Guilherme Fernandes e o juiz membro do TRE José Luiz Blaszak.

Auto Posto Arinos LTDA
Exatas Contabilidade
Sicredi
Soluti - Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br