NOTÍCIA | Casa do povo

Maluf quer aumentar participação da população nas discussões da AL

Presidente da AL apresentou Projeto de Resolução para criar a Comissão de Legislação Participativa na Casa de Leis

Por: Assessoria de Imprensa da Presidência
Publicado em 29 de Abril de 2015 , 14h59 - Atualizado 29 de Abril de 2015 as 14h59


O presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), defende a ampliação da participação popular nas discussões realizadas no parlamento estadual. Para incentivar a prática, apresentou Projeto de Resolução para criar a Comissão de Legislação Participativa na Casa de Leis.  
O objetivo do projeto é inserir no regimento interno da Assembleia Legislativa, a comissão, nos moldes que já vem sendo feita na Câmara Federal. “Temos a intenção de aproximar ainda mais a sociedade mato-grossense das discussões deste parlamento, ampliando a possibilidade de apresentação de matérias de iniciativa da sociedade, devidamente constituída por meio de associações representativas”, justificou Guilherme Maluf. 
 
Já em tramitação, o projeto passa pelas comissões para posteriormente, ser apreciada pelos parlamentares. Se aprovada, será criada uma comissão permanente na Casa de Leis, composta pelos deputados, para analisar, discutir e votar propostas apresentadas por associações e órgãos de classe, sindicatos e entidades organizadas da sociedade civil, exceto partidos políticos. 
 
Em caso de proposta relevante para o Estado, será criado um projeto de lei para votação dos demais parlamentares. “É uma forma de encurtar o caminho do projeto de iniciativa popular que precisa de assinaturas para começar a tramitar. Esse será mais um mecanismo de participação popular no processo legislativo”, afirmou Maluf. 
 
Além de apreciar as sugestões de iniciativa legislativa, a comissão ficará responsável por apreciar pareceres técnicos, exposições e propostas oriundas de entidades científicas, culturais e de qualquer das entidades. 
 
“Com a criação da comissão, pretendemos, com mais rapidez e agilidade, transformar em norma jurídica ou medias governamentais necessárias, as sugestões e as propostas da sociedade civil, fortalecendo assim o papel que esta Casa de Leis tem na articulação dos interesses da sociedade como um todo, por meio de um corpo parlamentar especializado no recebimento, triagem e encaminhamento de propostas oriundas diretamente da população, transformando as proposições em ação parlamentar imediata”, argumentou Maluf. 
 
A proposta busca facilitar a elaboração de propostas pela sociedade para análise mais rápida da comissão, que ao entendê-la como relevante, assume a titularidade da proposição para começar a ser tramitada na Casa de Leis.
Auto Posto Arinos LTDA
Soluti - Exatas Contabilidade
Sicredi
Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br