NOTÍCIA |

CPI da Petrobras no Senado aprova 74 requerimentos, mas nega convocação de Lula

CPI da Petrobras no Senado aprova 74 requerimentos, mas nega convocação de Lula

Por: DO R 7
Publicado em 15 de Maio de 2014 , 11h05 - Atualizado 15 de Maio de 2014 as 11h05


A CPI da Petrobras no Senado aprovou, nesta quarta-feira (15), 74 requerimentos, entre convocações e convites para ouvir autoridades e solicitação de documentos que podem ajudar a esclarecer as denúncias de fraude dentro da estatal. A oposição também apresentou um requerimento para convocar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas o pedido foi negado.

 

O único representante da oposição na CPI, senador Cyro Miranda (PSDB-GO), apresentou o pedido alegando que Lula era o presidente na época em que foi feita a negociação para compra da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), que gerou prejuízo bilionário para a Petrobras.

 

— O mandatário tinha obrigação de estar por dentro de tudo e, na época, o mandatário era o senhor Luiz Inácio da Silva. Acho que o depoimento dele é muito importante.

 

No entanto, o requerimento foi derrotado por seis votos negando a convocação e apenas um, do próprio Cyro, a favor de ouvir Lula na CPI da Petrobras.

 

Para o líder do PT no Senado e também integrante da comissão, Humberto Costa (PT-PE), não há motivo nenhum para convocar o ex-presidente. Segundo o senador, chamar Lula iria politizar a investigação.

 

— Entendo que, neste momento, a convocação do ex-presidente é algo completamente desvinculado do trabalho que estamos fazendo aqui, sem nenhum propósito, a não ser algum tipo de propósito de enfrentar essa temática do ponto de vista político.

 

A oposição está boicotando a CPI do Senado, alegando que a investigação será comandada por parlamentares da base aliada ao governo. A intenção dos opositores é se dedicar à CPI mista, com a participação de deputados, já que na Câmara a base sofre abalos.

 

Depoimentos

Entre os requerimentos aprovados, estão as convocações para ouvir a presidente da Petrobras, Graça Foster, e o ex-presidente da estatal, Sérgio Gabrielli. As audiências para ouvir os dois já estão marcadas e serão realizadas na semana que vem.

 

Graça deve prestar depoimento na CPI na próxima terça-feira (20) e Gabrielli vai falar com os senadores na próxima quinta-feira (22). Os dois já falaram em comissões do Senado e da Câmara no mês passado, antes da CPI ser criada.

 

Além de ouvir autoridades, a CPI do Senado também vai pedir a cópia dos inquéritos realizados pela Polícia Federal e dos contratos firmados entre a Petrobras e as empresas suspeitas de pagar propina para funcionários da estatal.

Soluti - Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA
Sicredi
Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br