NOTÍCIA | Desafio da Baleia Azul

Mato-grossense foi a 1ª vítima fatal do "Desafio da Baleia Azul"

PM descobriu vários participantes após morte; casos se concentraram no primeiro semestre

Por: MídiaNews/Jad Laranjeira
Publicado em 28 de Dezembro de 2017 , 09h45 - Atualizado 28 de Dezembro de 2017 as 09h45


O suicídio de uma adolescente de 16 anos se tornou um dos assuntos mais comentados no primeiro semestre de 2017 em Mato Grosso. Tudo porque ela teria sido a primeira participante de um jogo macabro a tirar a própria vida.
 
O caso aconteceu em abril deste ano. O corpo da garota foi encontrado dentro de uma lagoa na região central de Vila Rica (1.259 km a Nordeste de Cuiabá).
 
Os pais da menor descobriram que a filha estava participando de um jogo da internet chamado “Desafio da Baleia Azul” – que instiga jovens e adolescentes a realizarem uma série de missões chocantes e, por fim, o suicídio.
 
A menina teria deixado duas cartas se despedindo e contando aos pais que cometeria o suicídio por estar participando do desafio.
 
A mãe da jovem relatou que a filha também teria apresentado cortes nos braços, aproximadamente dois meses antes da morte, que poderiam ter sido motivados pelas "tarefas" impostas aos membros do jogo.
 
Antes de tirar a própria vida, a adolescente chegou postar uma foto de seu rosto, em sua conta no Instagram, com o seguinte texto: “Última foto". Ao lado, colocou um emoction de choro.
 
Outros casos
 
Após a morte da garota, uma série de outros casos envolvendo o jogo suicida foi aparecendo no Estado.
 
Na época a Polícia Militar de Vila Rica, inclusive, informou que havia identificado vários outros participantes.
 
Segundo o tenente-coronel da PM, Joel Outo, durante as palestras orientativas contra a indução ao suicídio nas escolas da cidade, uma mãe o procurou afirmando que notou a mudança de comportamento em sua filha, de 16 anos. Ao verificar seu celular, viu que a menina estava participando de um grupo do jogo suicida.
 
Em Sinop (500 km de Cuiabá) uma mãe de uma adolescente de 15 anos procurou uma delegacia para denunciar que a filha estava participando do jogo.
 
A mulher contou que a menor já estava na fase 28 e fez diversas mutilações pelo corpo.
 
No total, o jogo conta com 50 desafios. No último, o participante tira a própria vida.
 
Em Santa Terezinha (1.312 km a Nordeste da Capital), uma jovem de 22 anos, de identidade não informada, tentou cometer suicídio.
 
Segundo a PM da cidade, a jovem já estava sendo monitorada, porém tentou cometer suicídio cortando todo o corpo.
 
Após a repercussão, a Polícia Civil abriu um inquérito para investigar a morte da adolescente, e a Polícia Militar passou a fazer palestras orientativas nas escolas de diversos municípios de MT.
 
“Desafio da Baleia Azul”
 
Aparentemente, o “Desafio da Baleia Azul” começou na Rússia e atraiu crianças e adolescentes por meio da internet, no primeiro semestre.
 
O jogo funciona da seguinte forma: “o curador” (pessoa que controla o jogo) envia diariamente, por 50 dias, um desafio, sempre às 4h20 da madrugada, para um grupo de pessoas, sob a pena de serem expostas na rede.
 
Os jogadores devem postar nas redes sociais uma prova de que completaram o desafio. O jogo termina no desafio de número 50, quando o participante tira a própria vida.
 
Auto Posto Arinos LTDA
Exatas Contabilidade
Soluti - Exatas Contabilidade
Sicredi

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br