NOTÍCIA | CASO IDA VERÔNICA

"Gostaria ao menos de falar com a minha filha", diz mãe adotiva

"Gostaria ao menos de falar com a minha filha", diz mãe adotiva

Por: MidiaNews/ PRISCILLA VILELA DA REDAÇÃO
Publicado em 20 de Janeiro de 2015 , 04h40 - Atualizado 20 de Janeiro de 2015 as 04h40


“Gostaria de ao menos conseguir falar com a minha filha”. O desabafo é de Tarsila Gonçalina Siqueira, mãe adotiva da menina Ida Verônica, que foi sequestrada da casa da família, em Cuiabá, em abril de 2013, pela mãe biológica.

 

Para Tarsila, a descoberta do paradeiro da criança, na região de Vicenza, na Itália, foi emocionante, mas representa apenas o início da luta da família no sentido de trazer Ida de volta para Cuiabá, onde ela vivia desde pequena.

 

“Ela foi tirada da nossa casa de uma forma traumatizante e levada para um local que ela não conhecia, com uma língua que ela não falava. Então, é ótimo e um alívio saber agora onde ela está. Mas, preciso falar com minha filha, quero ouvir a voz dela”, disse ela ao MidiaNews.

 

Ida Verônica é filha biológica de um casal acusado de tráfico internacional de drogas, e foi abandonada ainda pequena, quando acabou sendo adotada por Tarsila.

 

Durante os oito anos em que a menina conviveu com a família adotiva, segundo a mãe, a família biológica nunca entrou em contato.

 

“Nunca demonstrarem qualquer interesse, nós nunca recebemos quaisquer informações. E aí, de repente, acontece tudo aquilo: apontam uma arma para a cabeça dela e a tiram da casa. A minha maior vontade, diante de tudo isso, é trazê-la de volta para mim”, afirmou Tarsila Siqueira.

 

Desde segunda-feira (19), quando foi divulgada a notícia de que Ida havia sido encontrada, Tarsila e a família iniciaram uma intensa busca de informações sobre o caso, na tentativa de trazer a menina de volta para o Brasil o quanto antes.

 

O caso, no entanto, é complicado, já que, como a família possuía apenas a guarda provisória da criança, que tem cidadania italiana, a decisão final sobre o futuro de Ida fica a cargo da Justiça italiana.

 

O caso

 

Ida Verônica foi localizada nesta semana, após a ação conjunta da Polícia Federal do Brasil e da Itália.

 

Ela foi encontrada em Cassola, região de Vicenza, na Itália. No local, ela já morava com seus pais biológicos - Élida Isabel Feliz e Pablo Milano Escarfulleri - e havia recebido um novo nome.

 

Apontados como os principais mandantes do sequestro, os pais biológicos de Ida Verônica são condenados por tráfico internacional de drogas, segundo informações prestadas pela da Polícia Civil, na época.

 

Ambos foram presos no Brasil por tráfico de drogas em 2006. A mãe, Élida, foi presa em um apartamento em Florianópolis (SC), com 3 mil comprimidos de ecstasy. Pelo crime, ela foi condenada a 10 anos de prisão.

 

Já o pai, Pablo, foi preso por tráfico internacional e expulso do país no ano de 2009, após cumprir pena por tráfico de drogas em Mato Grosso.

 

A mãe, que tem nacionalidade dominicana, foi colocada em liberdade, mas depois teve novamente a prisão preventiva decretada pela Justiça de Santa Catarina, por quebra de regime.

 

No dia 30 de setembro de 2010, a mulher fugiu do país, levando outro filho biológico - na época, com três anos -, que morava provisoriamente com uma família, na cidade de Tubarão (SC).

 

O menino nasceu na prisão.

 

Na ocasião, a mãe biológica aproveitou-se de uma das visitas autorizadas pela Justiça e raptou a criança.

 

Ação penal

 

Quatro meses após o sequestro, o MPE denunciou os mandantes do crime e pais biológicos de Ida por ameaça e subtração de incapaz.

 

A denúncia criminal, assinada pela promotora Fânia Helena de Oliveira Amorim, foi recebida pelo Juízo da 8ª Vara Criminal da Comarca de Cuiabá, mas o processo corre sob sigilo.

 

A Justiça prevê que o crime de subtração de incapaz não exime de pena os agentes da ação caso eles sejam pais ou tutores do menor, uma vez eles que tenham sido destituídos ou temporariamente privados do pátrio poder. A pena, nesses casos, é de detenção dois meses a dois anos.

Auto Posto Arinos LTDA
Sicredi
Exatas Contabilidade
Soluti - Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br