NOTÍCIA | CPI DA COPA

Deputados apresentam aditivo e votação do relatório da CPI das Obras da Copa é adiada

A CCJR deverá apreciar a emenda aditiva em reunião extraordinária nesta quarta-feira (26) Por LAÍS COSTA MARQUES / Secretaria de Comunicação

Por: Diego Saporski - assessoria Oscar Bezerra
Publicado em 26 de Abril de 2017 , 13h42 - Atualizado 26 de Abril de 2017 as 13h42


Os deputados membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Obras da Copa apresentaram uma proposta de emenda aditiva ao Projeto de Resolução (PR) 01/2017, que aprova o relatório final da CPI, a fim de esclarecer que o relatório de todas as sub-relatorias possuem validade. A demanda do aditivo surgiu, de acordo com o presidente da Comissão, deputado Oscar Bezerra (PSB), depois que alguns trechos do relatório foram publicados pela imprensa sem levar em consideração outros apontamentos.


O texto aditivo foi apresentado durante a sessão vespertina desta terça-feira (25) e, por isso, a votação do PR 01/2017 foi adiada. De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho (PSB), o aditivo será submetido à apreciação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e depois voltar para votação em plenário.


Segundo o deputado estadual e membro da CPI das Obras da Copa, deputado Silvano Amaral (PMDB), o objetivo do aditivo é esclarecer que o relatório propõe sim a retomada das obras, mas não a continuidade dos contratos existentes e que apresentam vícios e nulidade.


Oscar Bezerra explicou que a CPI das Obras da Copa possui um regimento interno que prevê a validade do relatório total e do relatório de cada uma das três sub-relatorias. “Com aditivo vamos destacar as particularidades desta comissão e mostrar que não existe um único apontamento. Sugerimos a retomada das obras do VLT, mas com a suspensão do contrato com o consórcio VLT Cuiabá – Vázea Grande. Agora, cabe aos órgãos de controle e a Justiça julgar o continuidade deste contrato”.


O deputado da base do governo, Wilson Santos (PSDB) disse que a orientação do Poder Executivo é votar o relatório sem qualquer alteração ou mudança, tal qual foi apresentado pelos membros e com o projeto de resolução original. “Seria contraditório o governo falar que reconhece o trabalho deste parlamento e votar o projeto com emendas. Desde o começo nos comprometemos a votar o relatório como foi apresentado”.


O presidente da CCJR, deputado Pedro Satélite (PSD), afirmou que irá convocar uma reunião extraordinária nesta quarta-feira (26) para apreciação da emenda.


O relatório - A CPI das Obras da Copa apurou, durante pouco mais de um ano de investigações, o suposto desvio de R$ 541 milhões dos cofres públicos por meio das obras da Arena Pantanal, do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e das obras de mobilidade urbana.


O relatório final da CPI foi entregue à presidência da Assembleia Legislativa em 19 de setembro de 2016 e propunha a retomada das obras, o ressarcimento ao poder público e a sugestão de indiciamento de sete agentes políticos, 96 agentes públicos, 16 empresas privadas e sete consórcios de empresas. O trabalho reuniu 3,4 mil páginas, divididas em cinco livros, resultado de mais de 50 reuniões o do relato de mais de 73 pessoas ouvidas.


Se aprovado pelos deputados, o relatório será encaminhado ao Ministério Público Federal, ao Ministério Público Estadual, ao governo do Estado, à Polícia Civil de Mato Grosso, ao Tribunal de Contas do Estado, ao governo federal, ao Tribunal de Contas da União, à Polícia Federal e aos parlamentares federais.

Auto Posto Arinos LTDA
Soluti - Exatas Contabilidade
Exatas Contabilidade
Sicredi

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br