NOTÍCIA | VOTAÇÃO CONFIRMADA

TRE descarta fraude e uma nova eleição em Várzea Grande

TRE descarta fraude e uma nova eleição em Várzea Grande

Por: Midia News // DA REDAÇÃO
Publicado em 24 de Outubro de 2012 , 09h07 - Atualizado 24 de Outubro de 2012 as 09h07


O presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), desembargador Rui Ramos, descartou, nesta terça-feira (23), a possibilidade de ter havido fraude nas eleições de Várzea Grande.

 

A suspeita foi levantada após serem encontrados diversos documentos oficiais - como títulos de eleitor, RGs e comprovantes de votação -, jogados na beira de um córrego, na Capela do Piçarrão, na zona rural do município, na última quinta-feira (18).

 

O caso está sendo investigado pela Polícia Federal. E, segundo Ramos, as investigações indicam que os documentos encontrados não foram utilizados para a votação, no último dia 7.

 

De acordo com o desembargador, que elogiou o trabalho realizado pelo delegado federal Cristiano Nascimento, já foi possível identificar que não se trata de documentos oficiais produzidos pela Justiça Eleitoral.

 

Segundo apurou a PF, os comprovantes de votação dispostos em formulários contínuos encontrados não correspondem a nenhum caderno de votação original produzido pelo Tribunal Superior Eleitoral e encaminhados ao TRE-MT.

 

Rui Ramos descartou também a possibilidade de participação de servidores da Justiça Eleitoral na produção dos documentos.

 

“Estamos fazendo um esforço conjunto para esclarecer o ocorrido. A Justiça Eleitoral tem fornecido todos os dados necessários para o cruzamento das informações já apuradas pela Polícia Federal”, disse o desembargador.

 

Além dos títulos eleitorais e comprovantes de votação falsos, as informações preliminares da investigação dão conta que os RGs encontrados não continham fotos ou assinaturas.

 

O presidente do TRE lembrou que muitos dos documentos que foram encontrados não são retidos pela Justiça Eleitoral, como as carteiras de identidade e de habilitação usadas para a identificação do eleitor na hora da votação.

 

Diante do fato ocorrido em Várzea Grande, Rui Ramos reforçou a importância da utilização da biometria no processo eleitoral, para aumentar ainda mais a segurança na identificação do eleitor.

 

Resultados

A eleição foi vencida pelo deputado estadual Wallace Guimarães (PMDB), que obteve 47.338 votos (35,14% dos válidos).

 

Na segunda posição ficou Lucimar Campos (DEM), com 44.286 votos (32,87% dos válidos), seguida pelo prefeito Tião da Zaeli (PSD), com 41.272 votos (30,63% dos válidos).

Soluti - Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA
Sicredi
Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br