NOTÍCIA | Bem Viver

Mais de 2.500 servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso são atendidos pela Caravana do Programa Bem Viver durante gestão em Juína

Mais de 2.500 servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso são atendidos pela Caravana do Programa Bem Viver durante gestão em Juína

Por: Coordenadoria de Comunicação do TJ-MT
Publicado em 22 de Fevereiro de 2013 , 05h23 - Atualizado 22 de Fevereiro de 2013 as 05h23


Após visitar 29 comarcas ao longo dos dois anos da atual administração do Tribunal de Justiça (2011/2013) e atender 2.355 pessoas, o Programa Bem Viver do Poder Judiciário de Mato Grosso finalizou os trabalhos da Caravana da Saúde na Comarca de Juína (distante 735 km a noroeste de Cuiabá) nesta gestão. O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filhos participou da visita e destacou a importância das ações desenvolvidas.

 

“O programa pretende integrar os servidores. Os benefícios são os mesmos a todos os servidores do Poder Judiciário do Estado e essa valorização por parte da administração reflete diretamente na melhoria da prestação jurisdicional. Todos ganham”, ponderou o presidente aos servidores da comarca.
 

As ações desenvolvidas tiveram a participação de assistentes sociais, cirurgiões dentistas, enfermeiras, fonoaudióloga, médicos, nutricionistas e psicólogas. Dentre as mais de 2.300 pessoas atendidas, 1.045 são servidores, que passaram por avaliações. Mais da metade (689 delas) são do sexo feminino. Apurou-se que 40% dos servidores são considerados sedentários, não praticam nenhuma modalidade esportiva ao menos uma vez durante a semana. Também foram coletados dados do Índice de Massa Corporal (IMC), nível de estresse, obesidade abdominal e pressão alta.
 

A coordenadora do Programa Bem Viver, Anna Christina Garcia Araujo Preuss explicou que uma das fases a serem desenvolvidas pelo programa envolve o combate ao sedentarismo, que proporcionará a queda de índices negativos levantados. “Todas as comarcas têm um parque, um espaço que pode ser aproveitado para uma caminhada, por exemplo. A atividade física e a boa alimentação auxiliam na baixa das taxas de glicose, glicemia e colesterol, além do controle da pressão arterial. Não se exige grande estrutura para isso, basta atitude dos servidores”, pontuou uma das responsáveis pelo programa que desenvolve ações em cinco eixos distintos: Qualidade de Vida, Saúde Física e Mental, Cultura e Eventos, Benefícios e Sustentabilidade.
 

Ela ainda revelou que campanhas devem ser desenvolvidas. “Poderemos realizar campanhas de conscientização junto aos servidores. Elas podem ser feitas presencialmente e/ou de forma virtual. Também pretendemos desenvolver ações junto aos servidores com mais de 40 anos, tendo em vista que 64% deles estão acima dessa faixa etária. Tivemos uma aceitação enorme ao longos das visitas. O Bem Viver é proveniente do Qualidade de Vida, porém cuidamos do social e ambiental dos servidores. A equipe está muito contente pelos resultados tendo em vista que muitos servidores já nos disseram que procuraram academias e estão mudando hábitos alimentares”, disse Anna Preuss, que também informou que consta da programação ainda para este semestre visitas da Caravana às comarcas de Pontes e Lacerda, Araputanga, Campo Novo do Parecis e Sapezal.  
 

O gestor da Segunda Vara de Juína, Edson Osmar Alviano Costa, participou de todas as atividades propostas e também defendeu o empenho por parte da administração do TJMT. “A atual gestão demonstrou grande preocupação com os servidores e magistrados e está colhendo os investimentos realizados, principalmente pela Caravana. A saúde do servidor transparece ao jurisdicionado no momento dos atendimentos. A comunidade acaba sendo beneficiada”.
 

O juiz da Terceira Vara da comarca, Roger Augusto Bim Donega reforçou a importância de se desenvolver ações preventivas. “Agradecemos a visita do presidente Rubens à nossa comarca e acreditamos nesse trabalho apresentado junto aos servidores e magistrados. Notamos a valorização e o reconhecimento por parte de ambos”, indicou o juiz diretor do foro.  
 

Elevar a motivação, o reconhecimento humano e profissional dos magistrados e servidores da Justiça Estadual, além de seus dependentes, estagiários e terceirizados, primando pela melhoria da qualidade de vida e do trabalho e harmonização entre a vida pessoal e a profissional são as principais missões desenvolvidas pelo Bem Viver.

Exatas Contabilidade
Soluti - Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA
Sicredi

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br