NOTÍCIA | intercambio

Dois alunos do IFMT de Juína são selecionados para intercâmbio na Hungria pelo Programa Ciência sem Fronteiras

Um dos estudantes é o policial Militar Altaídes Cardoso Gama

Por: Assessoria de Imprensa Vinícius Xavier Perpétuo
Publicado em 18 de Dezembro de 2013 , 01h26 - Atualizado 18 de Dezembro de 2013 as 01h26


Dois alunos de cursos superiores do IFMT-Campus Juína foram selecionados pelo Programa Ciência sem Fronteiras, para fazerem um intercâmbio de um ano e seis meses na Hungria, a partir do primeiro semestre de 2014. O aluno Altaídes Cardoso Gama, do Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas e a aluna Vanessa Machado de Lara, do Curso Superior de Licenciatura em Matemática, foram selecionados para estudarem na Hungria, onde terão aulas de inglês, húngaro e disciplinas específicas, de acordo com o curso do estudante. Os alunos terão como benefício uma bolsa mensal, auxílio-instalação, auxílio material didático, passagens áreas e seguro saúde.

 

Expectativas:

Para a aluna Vanessa Machado de Lara, as expectativas são grandes, “As expectativas de ir para o continente mundialmente conhecido pelas grandes descobertas da matemática vem crescendo ao contar dos dias. A experiência de conhecer um país novo, com cultura nova, só nos faz reconhecer como estudar vale a pena. Teremos a possibilidade ainda de conhecer os países vizinhos como Alemanha, Áustria, Itália, Servia, entre outros, e após tudo isso retornar ao país com uma bagagem de conhecimento gigantesca” afirma Vanessa.

 

De acordo com o aluno Altaídes Cardoso Gama, “O intercâmbio irá servir para aprimorar o conhecimento na língua inglesa e aprender uma terceira língua no caso o Húngaro, entrar de cabeça na cultura local e participar de pesquisas no país anfitrião. Absorver o máximo de conhecimento para por em prática quando retornar ao país”.

 

Universidades

Os alunos terão a oportunidade de estudarem em universidades centenárias e tradicionais da Hungria. Altaídes Cardoso Gama terá aulas na University of Szeged, fundada em 1581 e Vanessa Machado de Lara irá para a University of Pécs, fundada em 1367, que é considerada a mais antiga da Hungria e uma das universidades mais antigas do mundo.

 

Ciência sem Fronteiras

Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

 

O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.

Sicredi
Auto Posto Arinos LTDA
Soluti - Exatas Contabilidade
Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br