NOTÍCIA | INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO

Vereador Luciano Olivetto quer garantia da inclusão de crianças com necessidades especiais no processo de ensino

"Precisamos fazer o dever de casa em Juara para incluir as crianças com necessidades especiais para aprendizagem no processo de ensino das creches e escolas municipais e estaduais".

Por: Assessoria de Imprensa
Publicado em 16 de Fevereiro de 2023 , 16h27 - Atualizado 16 de Fevereiro de 2023 as 16h43


Reprodução

O início do calendário letivo de 2023 na rede municipal de ensino, tem acelerado os trabalhos do vereador e professor Luciano Olivetto. Queixas sobre falta de vagas em creches e ausência de técnicos de apoio educacional são as principais reclamações dos pais e mães.

O parlamentar relata que as localizações das creches são um desafio para os pais, já que o pai que mora no Bairro São João tem que se deslocar até o Bairro Porto Seguro para levar seu filho até a creche, pela falta de vagas ou ausência de creche próxima.

O vereador destaca que a gestão Sirena precisa planejar como vai atender essas demandas, Juara precisa de mais creches, "se há um bairro crescendo, um loteamento sendo aprovado, a gestão precisa se programar para atender a localidade com creche e unidade básica de saúde". Destaca Luciano.

Outra preocupação foi apresentada pelo parlamentar em reunião na câmara de vereadores no dia 14 de fevereiro de 2023, entre os responsáveis pela Associação dos Pais e Amigos dos Autistas (APA), sobre a falta de suporte para as crianças portadoras de autismo nas escolas municipais.

Na reunião os pais presentes relataram que nas escolas municipais não haviam técnicos de apoio educacional suficientes para garantir a integração e os cuidados necessários às crianças autistas.

Na opinião do vereador Luciano, a secretária de educação deve criar um núcleo na secretaria de educação para monitorar e acompanhar essa situação. A secretária de educação precisa se planejar no momento das matrículas, conhecendo o perfil desses alunos com necessidades especiais e permitindo que a escola tenha capacidade de receber bem essas crianças.

"Os relatos de que as crianças com autismo ou outras necessidades especiais não foram bem recebidas é inadmissível. Precisa de planejamento para que essa situação não se repita". Enfatizou Olivetto.

Essa demanda da Associação será monitorada pela comissão de educação da Câmara de vereadores, já que é uma demanda de quase todos os vereadores. “Propomos construir em parceria com a Unemat de Juara, com o objetivo de propor uma política pública que possa resolver esse problema, basta a secretária de educação Fernanda sinalizar que tem interesse”. Disse Luciano.

O atendimento a crianças com autismo pela rede municipal tem crescido anualmente e a secretaria de educação precisa criar um cargo de apoio educacional a essas crianças com capacidade de trabalhar com os cuidados relacionados à criança autista que abranja desde a rotina diária de alimentação, higiene e locomoção até as atividades relacionadas ao desenvolvimento do sistema cognitivo e da sociabilidade, contribuindo para o processo pedagógico.

"O município de Juara de hoje tem condições de ser precursor no desenvolvimento de práticas pedagógicas que incluam as crianças, independentemente da sua necessidade, mas precisamos começar agora". Explica o parlamentar.

A pauta de inclusão nas escolas e creches é dever dos vereadores, prefeito e vice, secretários municipais, em destaque a secretaria de educação que precisa fazer o dever de casa! Assumir e manter o compromisso com a associação de pais e amigos do autista para assegurar condições de aprendizagem e bem a todas as crianças desse município.

Exatas Contabilidade
Soluti - Exatas Contabilidade
Sicredi
Auto Posto Arinos LTDA

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br