NOTÍCIA | UHE CASTANHEIRA

Unemat promove reunião com técnicos da Usina Hidrelétrica Castanheira.

A Audiência Pública já está marcada para o dia 22 de março, em Juara

Por: Oseias Carmo Neves
Publicado em 03 de Fevereiro de 2018 , 06h24 - Atualizado 03 de Fevereiro de 2018 as 06h32


Técnicos da Empresa de Pesquisas Energéticas (EPE), órgão do governo federal, juntamente com pesquisadores da empresa Habtec Mott MacDonald, responsável pelos estudos de Impacto Ambiental (EIA RIMA) da Usina Hidrelétrica Castanheira, estiveram reunidos na noite de quinta, com a comunidade acadêmica da Unemat, Campus de Juara.

A reunião foi organizada pelo Prof. Oseias, atendendo a uma solicitação da própria EPE feita ao campus da Unemat, visando ampliar as discussões em torno do relatório dos impactos decorrentes da construção da Usina Castanheira.

Segundo a técnica Claudia, o objetivo maior dessa reunião na Unemat, era fazer com que professores e alunos, pudessem conhecer os detalhes dos estudos envolvendo a construção da Usina Castanheira, bem como, preparar a comunidade acadêmica para a Audiência Pública que ocorrerá no dia 22 de março, em Juara.

Para o Prof. Oseias, a reunião foi muito esclarecedora no que diz respeito a complexidade e desafios que envolvem um empreendimento tão grandioso como o dessa Usina Hidrelétrica. Os técnicos palestrantes responderam grande parte das dúvidas em torno dos estudos do EIA RIMA, enfatizando a todo momento que reuniões como essa na Unemat, tem o objetivo de preparar para a audiência pública.

Estiveram presentes também nessa reunião, a vereadora Marta Dalpiaz e o vereador Hélio Castão, do diretor da Escola Militar Tiradentes, Major Félix júnior e o presidente do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) de Juara, Aparicio Cardozo, que questionaram os técnicos sobre a ampliação dessas reuniões para todos os setores da sociedade.

Para a vereadora Marta, é preciso ter claro para a população que haverá impactos de toda ordem nesse empreendimento, e que, é preciso democratizar as informações, para que a comunidade local possa avaliar e se posicionar em relação as compensações a serem realizadas na cidade de Juara.

Por fim, os técnicos enfatizaram que, superada a etapa da finalização dos estudos de EIA RIMA e audiência pública, parte-se para a etapa do leilão de energia, onde, de fato, se saberá qual empresa começará a construção da Usina Hidrelétrica Castanheira.

Foi consenso entre os presentes que a reunião na Unemat foi a melhor de todas até aqui, onde os posicionamentos, divergências e expectativas em torno da chegada da Usina Hidrelétrica Castanheira em Juara, foram debatidas dentro de um ambiente de muita cordialidade e de aprendizagem.

Auto Posto Arinos LTDA
Sicredi
Soluti - Exatas Contabilidade
Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br