NOTÍCIA | GREVE

Sintep diz que servidores da educação de Juara devem entrar em greve nessa quarta-feira, 10 de maio.

Prefeita Luciane e vereador Salvador pizzolio trocam farpas nas redes sociais.

Por: Show de Notícias - Aparicio Cardozo
Publicado em 09 de Maio de 2017 , 08h01 - Atualizado 09 de Maio de 2017 as 08h01


Provocados pelo professor da Unemat, Oseias do Carmo Neves, representantes do Sintep/Juara, vereadores e os secretários municipais de educação, Isac Pintor e Finanças Lucia Marestone Fenerich e o procurador do município, advogado Leonardo Esteves, participaram na tarde dessa segunda-feira, 08 de maio, de uma reunião para debater uma pauta contendo 38 pontos de reivindicações do Sindicato e evitar que os servidores da educação de Juara, deflagrem greve nessa quarta-feira, 10, conforme ameaça o Sintep.

 

O Sintep alega que apresentou uma pauta com 38 reinvindicações, que vão desde questões salariais, infraestrutura e de carreira dos profissionais da educação municipal, que foi referendada em assembleia com a categoria que deliberou pela deflagração de greve a partir do dia de 10 de maio.

 

O presidente do Sintep alegou na reunião, que não obteve respostas da prefeitura, sobre as reinvindicações e cobrou da administração municipal, especialmente da prefeita, o cumprimento de uma Carta Compromisso, assinada durante a campanha eleitoral, se comprometendo a dar espaço ao sindicato para participar das discussões e ser mais transparente.

 

O Sintep cobrou mais transparência, acesso as informações e isonomia salarial entre os profissionais da educação, os representantes da prefeitura contra argumentaram em cima da tese do desequilíbrio dos repasses do Fundebe e da oscilação da arrecadação própria.

 

O secretário de Educação Isac Pintor, disse que tem feito o possível para resolver os problemas, porém, o município esbarra em um único obstáculo, a falta de recursos para realizar as mudanças necessárias, porém, desde que assumiu a pasta, muitos avanços foram alcançados.

 

Já a secretária de finanças, Lucia Marestone Fenerich, fez uma exposição da arrecadação do município, dizendo que a folha já está elevada e que, dentro da atual situação, não é possível assumir compromisso de aumento salarial aos servidores da educação.

 

Os secretários presentes e o procurador do município, que representaram o poder executivo, assumiram o compromisso de reunir novamente com o Sintep para dar encaminhamento a cada um dos 38 pontos de reivindicações do sindicato.

 

Segundo a secretária de finanças, Lucia Marestone, o documento com as pautas de reinvindicações do Sintep não foi respondido, por que muitos já foram resolvidos, mas reiterou que não há possibilidade de mexer no RGA dos servidores. Ela admitiu que houve falha da prefeitura no diálogo com a categoria, porém, isso não seria motivo para a greve e pediu a compreensão de todos, para o momento difícil que o município está passando.

 

Por outro lado, o Sintep garante que não há tempo hábil para convocar uma nova assembleia da categoria para evitar a greve e que, sem uma pauta de solução dos problemas, não há meio disso acontecer.

 

O vereador Salvador Pizzolio (PRB), comentou sobre a reunião em uma rede social, que a prefeitura havia ficado de apresentar uma contraproposta para a categoria, mas foi rebatido pela prefeita Luciane Bezerra (PSB).

 

Luciane contrapôs o parlamentar, dizendo que o vereador estaria criando uma expectativa que não é correta e pediu a sua compreensão.

 

“Nobre Vereador, o Sr. se equivocou em dizer que iremos apresentar uma contraproposta. O executivo participou da reunião para expor ao Sintep, mais uma vez, e aos vereadores a real situação financeira do município. Vale ressaltar que o executivo concedeu o RGA aos funcionários públicos e quanto as reivindicações do Sintep, neste momento é impossível de ceder. Portanto, o executivo não irá e nem ficou acordado de fazer uma nova proposta. O Sr. participou da reunião e é sabedor que uma postagem desta, gera perspectivas, por isto, peço-lhe a compreensão”. Disse Luciane.

 

O vereador respondeu, dizendo que o que está faltando é informação e comunicação entre os poderes e instituições.

 

“Nobre prefeita participei sim da reunião e pelo que vi, o que falta é informação e diálogo, muitas das reivindicações, segundo o secretário, já foram atendidas, e algumas ainda não. Com relação à informação, aproveito para solicitar de vossa excelência, que atualize urgente o site da Prefeitura a serviço da lei da informação, pois está deficiente faz tempo. E quanto gerar expectativas não geramos nenhuma e pelo contrário, sua equipe esteve na reunião e a todo momento, nós vereadores, procuramos ajudar e colaborar com ambas as partes para chegar em um acordo”. Finalizou Salvador.

Sicredi
Auto Posto Arinos LTDA
Soluti - Exatas Contabilidade
Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br