NOTÍCIA | VEJA O VÍDEO

Promotora cível de Juara vai às escolas palestrar sobre combate ao trabalho infantil.

Na última quinta-feira, dia 27, a promotora palestrou sobre o assunto na Escola Daury

Por: Show de Notícias
Publicado em 03 de Julho de 2024 , 06h43 - Atualizado 03 de Julho de 2024 as 06h59


Show de Notícias

A promotora da Primeira Promotoria Cível de Juara, Dra. Roberta Câmara, tem visitado escolas públicas do município, palestrando sobre assuntos de interesse para crianças, adolescentes e familiares. Na semana passada, a promotora esteve na Escola Estadual Daury Riva e na Escola Ediebe José Fias, abordando o combate ao trabalho infantil, em uma campanha denominada "Juntos ao Combate de Trabalho Infantil."

Em entrevista exclusiva ao Show de Notícias, a promotora Roberta Câmara destacou a importância do combate ao trabalho infantil, que é proibido para menores de 14 anos, com exceção para aprendizes entre 14 e 16 anos. Dra. Roberta Câmara ressaltou que essa é uma de suas funções e que a promotoria está sempre aberta para colaborar com as escolas e instituições que queiram abordar temas sensíveis e fundamentais para a formação cidadã.

A promotora também enfatizou que é permitido o trabalho para adolescentes entre 16 e 18 anos, de maneira legalizada, com o programa menor aprendiz. Ela também chamou a atenção para os riscos da ilusão de independência financeira que o trabalho precoce pode causar, prejudicando o futuro dos jovens ao afastá-los dos estudos.

Dra. Roberta entende que o programa deve ser melhor esclarecido junto a sociedade, inclusive junto as empresas e empresários.

O Show de Notícias também conversou com o diretor da Escola Daury Riva, professor Flávio Ferreira de Lima, que destacou a importância da palestra para esses alunos bastante jovens e que esclarece dúvidas sobre o que caracteriza a exploração do trabalho infantil.

A psicóloga Ângela Rodrigues da Costa, da Diretoria Regional de Ensino de Juína, falou da importância da parceria com o Ministério Público na realização da palestra. Ângela destacou que a comunidade escolar já aborda questões relacionadas aos direitos e deveres das crianças e adolescentes e que a presença da promotora Roberta Câmara mostra uma nova perspectiva e reforça a necessidade de combater a ilusão do ganho fácil, que muitas vezes leva à evasão escolar e ao trabalho precoce.

O professor de língua inglesa, Aparecido Silva, destacou que palestras como essa são muito importantes, pois abordam com clareza o que é trabalho infantil. “Muitos alunos acham que ajudar os pais em casa é trabalho infantil, e essa palestra ajuda a tirar essas dúvidas”, disse Cido Silva. Ele também destacou a importância das parcerias com o Ministério Público, Cras, Creas, que fortalecem o trabalho feito nas salas de aula.

Sobre a evasão escolar de alunos que deixam a escola para trabalhar, Flávio Ferreira de Lima comentou que diminuiu bastante com a criação da Escola Plena e que alunos que deixam de estudar para ajudar em casa acabam indo para outras escolas, mas continuam estudando.

 


Soluti - Exatas Contabilidade
Exatas Contabilidade
Sicredi
Auto Posto Arinos LTDA

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br