NOTÍCIA | 3ª VARA

Presidente do TJ-MT garante implantação da Terceira Vara em Juara durante o primeiro semestre.

Juiz diz que está a um ano em Juara sem férias, tralhando quase o dia todo e aos fins de semana.

Por: Redação Aparicio Cardozo - Show de Notícias
Publicado em 04 de Março de 2017 , 08h02 - Atualizado 04 de Março de 2017 as 08h02


O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos, esteve em Juara na manhã desta sexta-feira, dia 03 de fevereiro, para uma rápida visita à comarca, para conhecer as instalações do fórum local e verificar se comporta a implantação da Terceira Vara.

 

Acompanhado dos juízes, Fabrício Sávio da Veiga Carlota e Alexandre Sócrates Mendes, o desembargador percorreu todas as instalações do prédio do fórum, que passou por uma reforma e ampliação recentemente e foi reinaugurado no final de 2016.

 

Após conhecer às instalações, o desembargador Rui Ramos reuniu-se na sala do tribunal do júri, com o presidente da OAB, 20ª Subseção, Dr. André Rodrigo Schneider, presidente da Câmara de Vereadores, João Batista Rissotti, defensor público, Dr. Paulo Isidoro Gonçalves e advogados, onde falou da sua proposta e ouviu sugestões e elogios dos advogados presentes.

 

De acordo com o desembargador, a meta é implantar a terceira vara na comarca de Juara ainda no primeiro semestre de 2017, porém, ainda há um longo caminho a ser percorrido, por que depende de material humano, especialmente juízes, para compor o quadro e poder dar celeridade aos trabalhos e para isso é preciso a realização de concurso público e essa é uma das suas metas.

 

O desembargador falou ainda da implantação da JE – Justiça Eletrônica, mas a primeira barreira que o processo esbarra é na qualidade da internet e para isso terá que ser feito gestão junto ao governo do estado e Assembleia Legislativa, para que cobrem das operadoras, a melhoria na qualidade do serviço prestado.

 

“Estamos ultimando alguns trâmites e tudo indica que até o final deste semestre tenhamos a 3ª vara implantada em Juara. Verifiquei todas as instalações do prédio e é um pedido antigo dos companheiros advogados. Estamos trabalhando para que o nosso cronograma seja cumprido”. Garantiu Rui Ramos.

 

O juiz de direito e diretor do fórum de Juara, Dr. Fabricio Sávio, desde que chegou em Juara a um ano, vem lutando incansavelmente, primeiro pela conclusão das obras de reforma e ampliação do fórum e assim que elas foram concluídas, passou a fazer gestão junto ao tribunal, para que a terceira vara seja implantada. Ele destacou as dificuldades em dar celeridade aos com o material humano que possui e a quantidade de processos, cerca de 15 mil na comarca.

 

Dr. Fabricio destacou também, o emprego do TJ em resolver os problemas e a atenção que tem dado para Juara, pois em pouco mais de 60 dias, dois presidentes estiveram em Juara, o ex-presidente Paulo da Cunha que inaugurou o novo prédio em dezembro de 2016 e agora o desembargador e atual presidente Rui Ramos, que venho conhecer as instalações para a implantação da terceira vara.

 

Sobre como os juízes fazem para dar conta do trabalho ele foi enfático em dizer: “É simples, estou aqui a um ano, sem férias, trabalhando praticamente o dia todo e nos finais de semana”.

 

Na reunião com os magistrados, advogados e presidente da Câmara Municipal, o juiz Alexandre Sócrates Mendes, parabenizou o TJ pela mudança no tipo de tratamento com os juízes e elogiou o fato das comarcas de Juara, Porto dos Gaúchos e Tabaporã, terem juízes efetivos e não itinerantes, que vinham, ficavam dois três meses e eram levados para outras comarcas.

 

“Defendo que os juízes só saiam da comarca por remoção ou promoção e acabar com a interferência política, que por algum motivo ou outro, pedem a retirada do juiz para ser levado mais perto de Cuiabá”. Disse Dr. Sócrates.

 

O presidente da OAB local, Dr. André Rodrigo Schneider, destacou a importância da implantação da terceira vara, pois ela irá cuidar apenas da parte judicial, deixando a primeira e a segunda varas, para cuidar das causas cíveis e mais juízes terão de vir para a comarca.

 

“Com a 3ª vara implantada em Juara, os trabalhos vão fluir melhor na prestação jurisdicional e para nós que somos advogados, mais celeridade em processos que se arrastam aguardando um despacho. A 3ª vara aqui vai desafogar o Poder Judiciário, mais juízes atuando principalmente na área criminal” comemorou André Schneider, presidente da subseção da OAB/Juara.

 

Para o presidente da Câmara Municipal, vereador, João Rissotti (PSDB), presente na solenidade de recepção ao desembargador, o momento é oportuno para se falar em agilidade na prestação de serviço por parte do Poder Judiciário.

 

“A sociedade clama por mais rapidez da justiça e a notícia da instalação da 3ª vara vai melhorar os serviços e certamente mais um juiz virá para Juara e desafogar a demanda que é muito grande. É uma conquista de toda a comunidade juarense”. Dsse Rissotti.

 

O advogado Jorge Balbino, um dos pioneiros em Juara, com mais de 30 anos na profissão, ex-presidente da OAB, agradeceu ao presidente do TJ pela forma com vem atuando, pela permanência dos juízes que estão na comarca e parabenizou Rui Ramos pela sua atuação e dedicação para implantação da terceira vara.

Sicredi
Auto Posto Arinos LTDA
Exatas Contabilidade
Soluti - Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br