NOTÍCIA | Ilustre visita

Presidente do IMAC estará em Juara nesse sábado junto com a caravana do Acrimat em Ação.

Luciano Vacari vai falar sobre o Imac na noite desse sábado, 30 de abril,

Por: Show de Notícias
Publicado em 30 de Abril de 2016 , 08h59 - Atualizado 30 de Abril de 2016 as 08h59


O presidente do Imac, Instituto Matogrossense da Carne, Luciano Vacari, estará em Juara nesse sábado, 30 de abril, por ocasião da passagem pelo município da caravana do Acrimat em Ação, que será às 16 horas no Centro de Eventos da ACRIVALE.

 

A informação foi passada pelo presidente do Sindicato Rural de Juara, Jorge Mariano de Souza, que disse que Luciano será convidado para falar sobre o Imac, para aproveitar a oportunidade da sua presença na cidade, em um encontro que vai reunir a grande maioria dos pecuaristas da região.

 

Luciano Vacari estava como secretário adjunto de Desenvolvimento Regional do governo de Pedro Taques e em 02 de março assumiu a presidência do Imac.

 

Na oportunidade Vacari disse que a data era histórica não só para Mato Grosso, mas para a pecuária brasileira. “A pecuária está presente em todos os 141 municípios de Mato Grosso. Temos o maior rebanho do país e seremos o rebanho com melhor qualidade do país, sendo reconhecidos como o Estado que leva a pecuária a sério. Com certeza, o que estamos fazendo é modelo para o mundo. Vamos ser um Estado produtor de carne e não de boi”.

 

O governador de Mato Grosso sancionou a Lei nº 10.370/2016, que cria o Instituto Mato-grossense da Carne (Imac). Com isso, Mato Grosso, detentor do maior rebanho bovino do país, com 29,2 milhões de animais, será o primeiro estado brasileiro a ter um instituto que irá promover a carne bovina e contar com um selo que vai atestar a qualidade do produto. A lei foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado de 12 de fevereiro, que circulou no último sábado.

 

Entre as finalidades do Imac está o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias para padronização de carcaças e melhoria na qualidade da carne, além de garantir um controle rigoroso na pesagem das carcaças e rastreabilidade da carne.

 

O Imac é um Serviço Social Autônomo, de interesse coletivo e de utilidade pública e será vinculado, por cooperação, à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Terá entre suas fontes de receita recursos provenientes de convênios, acordos e contratos celebrados com entidades, organizações e empresas, públicas ou privadas, contribuições de pessoas jurídicas de direito público e privado, entre outros.

 

O Imac tem como órgãos de direção o Conselho Deliberativo, composto por cinco membros; a Diretoria Executiva, composta por um presidente e no mínimo dois diretores e o Conselho Fiscal, composto por três membros.

 

De autoria do Poder Executivo, o Imac é formatado a exemplo do Instituto Nacional de Carnes do Uruguai (INAC), criado há mais de 40 anos e que marcou uma mudança importante no setor, fortalecendo a produção da carne uruguaia. A ideia de trazer o modelo para Mato Grosso partiu do governador Pedro Taques, que conheceu o Inac em outubro do ano passado, durante viagem a Montevidéu. O Governo do Estado tem 90 dias para regulamentar a lei que criou o Imac.

 

Atribuições do Imac

 

Promover a carne de Mato Grosso; definir critérios para tipificação da carne; articular com entes públicos e privados nacionais e/ou internacionais o desenvolvimento de ações que promovam a carne de Mato Grosso e estudos para a melhoria da carne; realizar parcerias por meio de convênios com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), com o objetivo de capacitar os produtores rurais da agricultura familiar; desenvolver pesquisas e tecnologias para padronização de carcaças e melhorias na qualidade da carne; promover atividades de orientação ao consumidor, baseadas em pesquisas de mercado; fomentar o desenvolvimento de produtos e a rastreabilidade da carne são algumas das atribuições do Imac.

 

O instituto contará também com um Sistema Eletrônico de Informação das Indústrias de Carne (Seiic), que permitirá melhor controle sobre a produção, tanto pelos frigoríficos quanto pelos produtores, e beneficiará o consumidor, que terá garantida a segurança alimentar do produto adquirido.

Soluti - Exatas Contabilidade
Sicredi
Auto Posto Arinos LTDA
Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br