NOTÍCIA | SUSAF

Prefeito Edson Piovesan participa de reunião na AMM para discutir Susaf.

AMM e Governo do Estado discutem situação do Susaf em reunião.

Por: Show de Notícias - Com Agência de Notícias da AMM
Publicado em 04 de Março de 2016 , 07h20 - Atualizado 04 de Março de 2016 as 07h20


O prefeito de Juara, Edson Piovesan (PPS), participou nessa quinta-feira, 03 de março, de uma reunião na AMM – Associação Mato-grossense dos Municípios, para discutir com o Susaf – Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar.

 

Participaram da reunião, o presidente da AMM, Neurilan Fraga e representantes das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura Familiar, Desenvolvimento Econômico e do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado do Mato Grosso.

 

O objetivo era nivelar as informações sobre a implementação do Susaf, expectativa dos municípios e ações necessárias para a efetivação do sistema.

 

Neurilan ressaltou que a legislação vigente tem penalizado os pequenos produtores do estado, principalmente na comercialização de seus produtos. Para o gestor, o Sistema Unificado deve corrigir exigências e burocracias desproporcionais que hoje são aplicadas. “Reunindo todos os órgãos envolvidos e interessados no fomento da agricultura familiar na discussão, será possível implementar uma legislação única e que deve atender aos anseios do agricultor familiar”, explicou.

 

O secretário Eduardo Moura garantiu que o estado, por meio do Gabinete de Articulação e Desenvolvimento Regional, já está articulando todas as secretarias para evitar entraves ao Susaf. Moura também solicitou à AMM um trabalho de mobilização junto às prefeituras para garantir o cumprimento dos quesitos necessários à adesão do sistema. “Para que os agricultores sejam beneficiados pelo Susaf, é preciso que o município tenha uma vigilância sanitária implantada e atuante”, destacou.

O coordenador de Articulação e Apoio ao Desenvolvimento Municipal da Associação, José Antônio Pinheiro, afirmou que a instituição continuará atuando como mobilizadora e articuladora dos interesses municipalistas. “Continuaremos acompanhando e participando das discussões sobre o Susaf, como estivemos desde o começo, com o intuito de evitar entraves para alavancar a agricultura familiar em nosso estado”, garantiu.

 

PEAAF

Durante a reunião, a superintendente de educação ambiental da Sema-MT, Vânia Montalvão, apresentou o Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar. O projeto, que é do Governo Federal, tem como objetivo fomentar processos educacionais críticos e participativos que promovam a formação, capacitação, comunicação e mobilização social, através da agroecologia e práticas sustentáveis.

 

A superintendente também apresentou o Programa Cultivando Água Boa, promovido pela Itaipu Binacional, que o governo de Mato Grosso está aderindo. Ela aproveitou a ocasião e convidou a AMM para compor a comissão de trabalho do projeto, como forma de aumentar a capilaridade junto aos municípios mato-grossenses. Os municípios de Tangará da Serra, Chapada dos Guimarães e Sinop estão participando do projeto piloto no estado.

 

O prefeito Edson Piovesan colocou a real situação da agricultura familiar nos municípios, especialmente em assentamentos, dizendo que não dá para cobrar muito de quem não tem quase nada do estado.

 

“Falta estrada, energia, regularização fundiária. Nossos assentados não tem como guardar o leite que tiram por que estraga, não conseguem trazer a produção para a cidade por que não tem estradas. Primeiro precisamos melhorar as condições de nossos pequenos produtores, para depois cobrar deles uma regularização”. Destacou o prefeito.

Sicredi
Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA
Soluti - Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br