NOTÍCIA | JUDICIALIZAÇÃO

Polêmica gerada na contratação de professores suspeitos de comprar diplomas vai parar novamente na justiça

A equipe do Show de Notícias acompanhará os desdobramentos do caso.

Por: Redação Show de Notícias / informações
Publicado em 29 de Janeiro de 2021 , 06h58 - Atualizado 29 de Janeiro de 2021 as 16h38


Reprodução

No ano de 2020 o processo seletivo simplificado para contratação de profissionais da educação do estado de Mato Grosso gerou polêmica e denúncia no Ministério Público, sobre suposta compra de certificados em Juara.

Leia a matéria do Show de Notícias veiculada em primeira mão na época da denúncia.

Para o ano letivo de 2021, segundo edital da SEDUC, os profissionais que estivessem sob apuração junto ao Ministério Público, por indícios de falsidade nos documentos comprobatórios de titulação/escolaridade, deveriam ter seu formulário de seleção inativado.

Depois de divulgada a lista de inscrições no site da SEDUC em 14/12/2020, uma nova denúncia foi protocolada na ouvidoria do Estado com os nomes dos profissionais que haviam se inscrito no processo seletivo e são investigados pela utilização de documentos com suspeita de fraude no PSS/2020, portanto, impedidos de participar do seletivo para 2021.

Confira edital PÁGINA 56 ITEM 5.5 “5.5 Será inativado o formulário de seleção, do Processo Seletivo Simplificado - PSS/2021, pela Comissão Estadual/SEDUC, do candidato que:

a) esteja incompatível para investidura em cargo público em decorrência da aplicação da pena de demissão ou destituição de cargo em comissão; b)esteja impedido de ser contratado pela administração, em decorrência da aplicação da pena em sindicância administrativa a que tenha sido submetido em razão de ato praticado em relação contratual nos últimos 2 (dois) anos; c)o servidor que esteja respondendo sindicância, com afastamento do exercício de suas atividades, somente poderá participar de novo PSS após a finalização Sindicância; d)o servidor que esteja sob apuração junto ao Ministério Público, por ter sido detectado indícios de falsidade de documentos comprobatórios de titulação/escolaridade”.

Diante da nova denúncia, a SEDUC emitiu uma lista para a assessoria pedagógica de Juara com os nomes dos profissionais investigados e que estariam, segundo o edital, impedidos de participar da atribuição de aulas em 2021.

Na tarde do dia 27 de janeiro, as vereadoras Marta Dalpiaz e Sandy de Paula publicaram na rede social facebook que estavam em Cuiabá e que foram até a SEDUC em busca de informações e divulgaram em primeira mão que a SEDUC autorizou, mesmo com edital dizendo o contrário, que esses profissionais estão aptos a concorrer no processo seletivo, fato confirmado pelo assessor pedagógico de Juara Vanderlei Carvalho, em entrevista para a TV Amplitude na manhã do dia 28 de janeiro.

A publicação das vereadoras dividiu opiniões nas redes sociais e gerou um pedido formal de esclarecimento à câmara de vereadores de Juara, visto que essa é uma questão que está sendo investigada pelo Ministério Público e Polícia Civil e também, por fazer parte de um trâmite administrativo estadual e não municipal.

O presidente da câmara de vereadores Valdir Leandro Cavichiolli, Léo Boy, teria sido categórico ao afirmar que as duas vereadoras não representaram à câmara nessa “visita” a SEDUC e que não representam o poder legislativo de Juara nesse “pedido”.

A atribuição de aulas para os contratos estava prevista para o dia 28 de janeiro, porém, foi adiada até que todos os profissionais efetivos sejam lotados.

A equipe do Show de Notícias acompanhará os desdobramentos do caso.

Veja a postagem da vereadora Marta Dapliaz, postada em sua página do Facebook no dia 27 de janeiro, sobre a visita à SEDUC em Cuiabá:

“Hoje pela manhã, por intermédio da deputada Janaina Riva, eu e vereadora Sandy, estivemos na SEDUC para buscar informações a respeito da atribuição de aulas para os contratados, já que em 2020, devido a uma decisão liminar, alguns professores que apresentaram certificados considerados falsos, não puderam atribuir.

A secretária adjunta de gestão de pessoas Flavia e o secretário adjunto executivo Amauri nos garantiram que TODOS que participaram do PSS poderão atribuir amanhã, dia 28, desde que estejam classificados para as vagas existentes, já que a decisão liminar dizia respeito ao processo de 2020, e agora estamos tratando de um novo PSS , o de 2021!!

Não há impedimento para a participação de nenhum profissional por parte da SEDUC!”

Sicredi
Soluti - Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA
Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br