NOTÍCIA | CONTRA VIOLÊNCIA

Policiais civis e militares fazem panfletagem em defesa da mulher e contra a violência doméstica.

É importante conhecer os casos previstos em lei para que tanto vítimas,

Por: Aparicio Cardozo - Show de Notícias
Publicado em 16 de Setembro de 2022 , 06h30 - Atualizado 16 de Setembro de 2022 as 06h49


Show de Notícias

Quatro policiais femininas, duas militares e duas civis, promoveram no final da tarde desta quinta-feira, dia 15 de setembro, uma panfletagem no semáforo da Avenida Rio Arinos, no cruzamento da Rua Nelson Taborda Lacerda, distribuindo uma cartilha com orientações sobre a violência doméstica.

Policiais militares masculinos fizeram a proteção às mulheres, que distribuíam uma cartilha, com a campanha por uma vida sem violência. Eles estacionaram as viaturas no semáforo, para proteger as colegas de trabalho.

 

 

 

A cabo Katiane disse ao Show de Notícias que os números da violência doméstica contra a mulher, estão bem altos, principalmente, os pedidos de medida protetiva.

Ela acredita que, devido ao trabalho feito pela patrulha Maria da Penha e as campanhas deflagradas, estão despertando nas mulheres, o desejo e a coragem de denunciar os agressores e, talvez, seja esse o motivo que vem aparecendo mais mulheres que denunciam.

As mulheres vítimas de violência doméstica devem ligar primeiro no telefone 190 da Polícia Militar, para denunciar seus algozes. Existe também disk denuncia, que é o 180 ou na Polícia Civil, através do 197 e, após a mulher estar sendo atendida pela patrulha Maria da Penha, elas recebem um número de telefone celular com whatsapp, para manter contato com a cabo Katiane, coordenadora da Patrulha Maria da Penha, que fará o acompanhamento das vítimas.

Os principais atos de violência contra a mulher, são:  ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição, insultos, chantagens, entre outros.

Para conseguir identificar os diversos tipos de agressão que acometem as mulheres, é importante conhecer o amparo legal que já existe. A Lei Maria da Penha, aprovada em 2006, é o grande marco que define e tipifica as formas de violência contra a mulher. Essa lei prevê cinco tipos de violência doméstica e familiar: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial.

  • Violência física: qualquer conduta que ofenda a integridade ou saúde corporal da mulher. Por exemplo, espancamento, lesões com objetos cortantes, sufocamento, atirar objetos, ferimentos causados por arma de fogo, entre outros.
  •  
  • Violência psicológica: qualquer conduta que cause dano emocional e diminuição da autoestima; prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento da mulher; ou vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões. Por exemplo: ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição, insultos, chantagens, entre outros.
  •  
  • Violência moral: qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria. Por exemplo: expor a vida íntima, acusar a mulher de traição, desvalorizá-la pela forma de se vestir, rebaixar a mulher por meio de xingamentos, entre outros.
  •  
  • Violência sexual:  qualquer conduta que constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força. Por exemplo: estupro, impedir o uso de métodos contraceptivos, obrigar a mulher a fazer atos sexuais que causam desconforto, entre outros.
  •  
  • Violência patrimonial: qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades. Por exemplo: controlar o dinheiro, deixar de pagar a pensão alimentícia, estelionato, causar danos propositais a objetos, entre outros.

É importante conhecer os casos previstos em lei para que tanto vítimas, como familiares e amigos, possam identificar as agressões e procurar ajuda, denunciar os crimes e romper com o ciclo de violência.

Auto Posto Arinos LTDA
Exatas Contabilidade
Soluti - Exatas Contabilidade
Sicredi

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br