NOTÍCIA | Esperança no futuro

Pioneiro no ramo madeireiro em Juara, Nilson Brida ainda acredita na madeira como fonte de renda

Madeireiro relembra momentos vividos na década de 70 e diz que madeira continua sendo fonte econômica de Juara

Por: Show de Notícias
Publicado em 27 de Agosto de 2015 , 06h34 - Atualizado 27 de Agosto de 2015 as 06h34


O início da colonização em Juara aconteceu na década de 70, quando os primeiros desbravadores que vieram do sul do país, aportaram na região com a intenção de plantar aqui uma nova e pujante cidade.

 

Inicialmente a economia era voltada para a madeira, depois o cultivo do café, mas aos poucos a pecuária foi se consolidando e hoje Juara é o município com o segundo maior rebanho bovino de Mato Grosso e do Brasil. Tudo isso é fruto do suor e sofrimento de muitos pioneiros, como a família de Brida.

 

Juara ostenta o título de Capital do Gado, mesmo não estando mais na ponta da criação de bovinos, alternando com o município de Cáceres esse galardão, mas mesmo assim, incrementou sua economia na pecuária e a madeira. Hoje agricultura vem avançando a passos largos e conquistando horizontes.

 

Com isso, grandes empresas do setor agrícola já se instalaram em Juara, gerando emprego e renda, fomentando a economia da cidade e região, onde muitos agricultores de outras regiões compram terras aqui acreditando no potencial agrícola do município.

 

Um dos madeireiros e pioneiro de Juara, senhor Nilson de Brida, disse ao Show de Notícias, que atualmente a madeira ficou mais escassa e distante, sem contar a burocracia por parte dos órgãos ambientais, mas quem possui plano de manejo consegue sua extração.

 

Ao Show de Notícias, Nilson de Brida falou das dificuldades do início, mas uma coisa ele tem certeza, se não fosse a bravura do povo do sul que veio para Juara, desmatou, teve peito, coragem, hoje a cidade não seria o que é.

 

“O suporte do governo, tanto na esfera municipal, estadual e federal, sempre foi zero e continua sendo, porque todos podem ver, um exemplo foi a pavimentação da Rodovia do Vale, todos os pecuaristas e produtores tiveram que desembolsar para sair e até hoje ainda não terminou, frisou Brida.

 

Não foi uma ação de poucos, foram muitos os pioneiros, sem desmerecimento à ninguém, nem mesmo a classe política, destaca Nilson.

 

“Quando eu digo assim, foram todos que lutaram para chegar onde estamos hoje, mas é claro, não estou desmerecendo nem um político não quero isso, apenas estou falando da realidade vivida, agora é bola pra frente. Mas que o progresso deveria ser melhor em Juara e ela deveria ser uma das melhores cidades do norte, isso sim deveria”. Enfatiza o pecuarista.

 

No final, Nilson Brida e sua esposa Neuza, disseram que gostam de morar em Juara e que a população da cidade é muito hospitaleira, uma cidade sem violência e que acolhe todos com carinho e respeito e esse fator muito engrandece ser juarense, onde todos vivem em solidariedade e prontos para enfrentar novas batalhas.

Auto Posto Arinos LTDA
Exatas Contabilidade
Soluti - Exatas Contabilidade
Sicredi

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br