NOTÍCIA | Polêmica

Mudança de nomenclatura de escola gera polêmica na Câmara de Vereadores de Juara.

Direção da Escola alega que não foi consultada e que teria outros nomes para sugerir

Por: Show de Notícias
Publicado em 06 de Agosto de 2015 , 06h10 - Atualizado 06 de Agosto de 2015 as 06h10


Com plenário lotado, a Câmara de Vereadores de Juara aprovou em primeira votação, na Sessão Ordinária de segunda-feira, dia 03 de agosto, o Projeto de Lei de autoria do Vereador, Chico do Indea (PSB), dando nova nomenclatura à Escola Municipal Maria Pirovani Riva, localizada no Bairro Alvorada, que, se aprovado em segunda votação, deverá denominar-se Escola Muncipal Fernando Quessada Caprio.

 

A primeira aprovação do projeto em questão ocorreu por unanimidade pelos pares da casa, com exceção do vereador Maurinho Som (PROS) que não estava presente.

 

A mudança da nomenclatura da escola, deu-se por determinação do Ministério Público, baseada em lei federal, que proíbe homenagem com a denominação de pessoas vivas, à órgãos públicos, logradouros, ruas e praças.

 

Baseado nisso, o vereador Chico do Indea entrou com o projeto para mudar o nome da Escola Maria Pirovani Riva, que homenageia a mãe do ex-prefeito Priminho Riva e do ex-deputado José Riva e que está viva.

 

“Fernando Quessada Caprio, o Fernandinho Palmeirense como era conhecido, era um jovem muito descontraído e querido na sociedade, deixou boas recordações”, lembraram os parlamentares da Casa de Leis, ao comentarem na tribuna sobre a aprovação do projeto.

 

Palmeirense de coração, Ferandinho como era conhecido, morreu em 22 de maio de 2014, aos 32 anos de idade.

 

No entanto, o projeto gerou uma grande polêmica, uma vez que, em conversa informal com o Show de Notícias, a diretora da escola, Joana Cardoso Migliavaca, disse que a direção não foi consultada e, se fosse, teria outros nomes para sugerir, de pessoas e e-profissionais da educação, com história ligada àquela instituição de ensino, apontando inclusive, os nomes da ex-professora Amelinha, morta em um acidente automobilístico e a ex-professora e ex-secretária de Educação, Maria Calmon Requena.

 

Em documento encaminhado para o Poder Legislativo, a direção da escola destaca que respeita a história de Fernandinho, não é contra que seja homenageado, uma vez que é merecedor de todas as homenagens, porém, não tem uma história ligada à instituição e que outras pessoas já falecidas, com histórico de luta pela educação, cairiam melhor no gosto da comunidade escolar.

 

Para o Show de Notícias, o vereador Chico do INDEA (PSB), autor do Projeto, destacou que acredita na aprovação do mesmo na segunda votação e disse que a homenagem se faz justo por se tratar de um amigo, não somente dele, mas praticamente de toda a sociedade juarense.

 

Em entrevista concedida à Rádio Tucunaré, a mãe de Fernandinho, professora Sueli Quessada, disse que ficou muito feliz com a homenagem feita ao filho saudoso, porém, se entristeceu com o constrangimento causado, uma vez que não é do seu feitio, magoar as pessoas e disse que estava com o seu coração dividido entre a alegria de ver Fernandinho sendo homenageado, mas triste por que algumas pessoas ficaram magoadas.

 

A mão do Fernandinho chegou a fazer divulgação da sessão com carro de som na rua, entrevista em Rádio, TV e internet, com o objetivo de mobilizar a população, para que fossem à câmara acompanhar a votação.

 

A diretoria da escola e Conselho Escolar, se reuniram na manhã de terça-feira, 04 de agosto, para definir um posicionamento a respeito, mas não deram declarações à imprensa, sobre os rumos a serem tomados. 

Soluti - Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA
Sicredi
Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br