NOTÍCIA | PRESTAÇÃO DE SERVIÇO À COMUNIDADE

MPE de Juara quer realizar mutirões de finais de semana para cumprimento de penas de prestação de serviços comunitários.

O cumprimento de penas alternativas, em especial a prestação de serviços comunitários, será nos finais de semana e terá o acompanhamento da Polícia Militar

Por: Redação Show de Notícias - MPE Juara
Publicado em 03 de Fevereiro de 2021 , 10h57 - Atualizado 03 de Fevereiro de 2021 as 11h05


Show de Notícias - autoridades no Ministério Público

O promotor de justiça criminal da Promotoria de Justiça de Juara, Dr. Paulo José Amaral Jarosiski, reuniu em seu gabinete na tarde dessa terça-feira, dia 02 de fevereiro, autoridades municipais e o presidente do CONSEG, para tratar do cumprimento de penas alternativas, principalmente a prestação de serviços comunitários, por aquelas pessoas que cometem um crime de menor gravidade, como dirigir embriagado, por exemplo e não cabe o cerceamento da liberdade.

Ao abrir a reunião, o promotor explicou sobre o objetivo do Procedimento Administrativo e teceu considerações sobre a natureza jurídica na Prestação de Serviço à Comunidade, enquanto pena aplicada pelo juiz. Medida aplicada em sede de suspensão condicional do processo e medida alternativa à prisão aplicada de acordo de não persecução penal pelo Ministério Público, bem como aquela aplicada à adolescentes em conflito com a lei.

Foram feitas considerações sobre a sistemática de cumprimento e acompanhamento dessas medidas quando o fato decorre de ato infracional cometido por adolescente, que se dá no âmbito municipal de acordo com o plano municipal de atendimento sócio educativo (Artigo 5º, Inciso II, 9º e seguintes da lei nº 12.594/2021 – SINASE), bem como a sistemática legal quando a medida decorre de crime, imposta em sentença, em beneficio na fase processual ou extraprocessual.

Também foram feitas considerações sobre o novel instituto do acordo de não persecução penal, o qual prevê a medida de prestação de serviços à comunidade e tratará de um incremento significativo de aplicação dessa espécie de medidas;

A coordenação desse trabalho será feita pelo município, através do CREAS, Centro de Referência e Assistência Social, com o apoio do CONSEG- Conselho Comunitário de Segurança Pública, que será encarregado de receber os recursos encaminhados pelo MP e adquirir ferramentas e EPIs necessários para a realização dos serviços.

Questionou-se se o CREAS local teria capacidade de centralizar o encaminhamento dessas pessoas para a prestação de serviços à comunidade, bem como a forma como seria feita a distribuição dessas demandas entre as entidades locais e a fiscalização respectiva.

Por fim, o promotor ainda fez consideração sobre a viabilidade de se concentrar essa prestação de serviço à comunidade em mutirões com objetivos específicos, a serem realizados em finais de semana e feriados, de modo a trazer um maior impacto social à comunidade. Facilitar a fiscalização da prestação e alcançar os objetivos legais de ressocialização daquele que presta o serviço em resposta à sociedade que foi atacada pelo ato criminoso.

O município de Juara apresentará, no prazo de 05 dias, o nome do servidor público que ficará responsável dentro do CREAS para recepcionar as pessoas que farão a PSC, bem como, será responsável por buscar na estrutura local as demandas, organizar a PSC, preferencialmente em forma de mutirão, interagir com os demais órgãos de segurança locais para buscar apoio à execução PSC, bem como comunicar ao Ministério Público e ao juízo o cumprimento ou descumprimento das medidas para tomada de providencias cabíveis.

O coronel se comprometeu em apoiar o CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, na recepção das pessoas prestadoras de PSC, bem como auxiliar na fiscalização das medidas, em especial quando se derem em forma de mutirão.

O delegado de Polícia, Dr. Carlos Henrique, se comprometeu auxiliar na fiscalização na prestação da PSC (Prestação de Serviço à Comunidade), sempre que solicitado pelo município.

Participaram da reunião, além do Promotor de Justiça, o prefeito Carlos Sirena, o Procurador do Município, Fábio Alves Donizeti, o comandante da Polícia Militar do Vale do Arinos, Tenente Coronel Marcelo Moraes, o tenente Thiago Silva, o delegado da Polícia Judiciária Civil, Dr. Carlos Henrique Engelmann, o presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Aparicio Cardozo e os representes do CREAS, a psicóloga Renata Silva e o assistente social Jamiltom Neri.

Importante ressaltar, que foram tomadas todas as medidas de segurança e prevenção contra o contágio do COVID-19 


Soluti - Exatas Contabilidade
Sicredi
Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br