NOTÍCIA | PEDÁGIO NA MT-449/338

Inicia cobrança de pedágio na 2ª praça entre Tapurah e Lucas do Rio Verde

Valor da tarifa para carros de passeio ou eixo de caminhão é de R$ 10,40, mesmo valor da primeira praça, localizada próximo a Lucas do Rio Verde

Por: Roberto Paulo - Jornal Caiabis
Publicado em 06 de Janeiro de 2023 , 16h21 - Atualizado 06 de Janeiro de 2023 as 16h26


Roberto Paulo - Jornal Caiabis

Por determinação do governo do estado de Mato Grosso, através da Sinfra-MT (Secretaria de Estado de Infraestrutura) a empresa Administradora de Pedágios Rodovia da Mudança iniciou na manhã desta quinta-feira, dia 05 de janeiro de 2023, a cobrança do pedágio na segunda praça, localizada no quilômetro 84 da rodovia MT 449/338, entre Tapurah e Lucas do Rio Verde.

A retomada da Implantação de operação da segunda Praça de Pedágio acontece após a justiça considerar Improcedente o pedido de Revogação da Tutela de Urgência que havia sido concedida através de uma Ação Civil Pública em 2015, ajuizada pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso em face do Estado de Mato Grosso e da Associação dos Beneficiários da Rodovia da Mudança e a Administradora de pedágios Rodovia da Mudança, para determinar a cessação da construção da segunda praça de pedágio e abstenção da cobrança da tarifa.

Após mais de sete anos paralisada, a praça inicia o seu funcionamento com cobrança da tarifa pelo mesmo valor executado na primeira praça, em Lucas do Rio Verde, ou seja, o valor para veículos de passeio é de R$ 10,40 (dez reais e quarenta centavos), para caminhões e carretas o valor por eixo também é de R$ 10,40. Motocicletas tem passagem livre, sendo isentas da cobrança da tarifa.

Conforme o gerente administrativo da empresa Administradora de Pedágio Rodovia da Mudança, Fábio Raab, a empresa recebeu autorização para reajustar a tarifa das duas praças de pedágios que administra na rodovia, mas recusou e manteve os mesmos valores. “Todos os meses de novembro sai a autorização ou não, por parte da Sinfra para o reajuste da tarifa e, no caso, em novembro de 2022 saiu uma autorização para que pudéssemos reajustar o valor para R$ 11,10, mas nós tínhamos um acordo aqui que este ano nós não iríamos alterar os valores da tarifa. Com isso, vamos aguardar o mês de novembro deste ano (2023) para ver o que o governo nos diz em relação a termos direito a um reajuste ou não. Uma possível nova tarifa nesta rodovia somente a partir de fevereiro de 2024”, disse.

Entre as opções para pagamento da tarifa estão dinheiro, pix, cartão de crédito e débito, e TAG (pagamento automático – Sem Parar). Segundo a empresa, atualmente, 80% do valor recebido nos pedágios é através de Tags e cartões de débito e crédito, sendo apenas 20% em dinheiro.

Vantagens ao usuário

O gerente da empresa destaca que desde 2006, quando foi iniciada a cobrança de pedágio em Lucas do Rio Verde os usuários da rodovia já usufruem dos serviços prestados pela empresa, seja na manutenção de todo o trecho, entre Lucas do Rio Verde e o Distrito de Ana Terra (Tapurah), além de outro trecho em direção a Ipiranga do Norte, totalizando 148 quilômetros que estão sempre em perfeitas condições de trafegabilidade, com boa sinalização vertical e horizontal da pista, além do serviço de guincho 24 horas por dia. “Hoje nós temos em Lucas do Rio Verde dois caminhões guincho, sendo um para cargas pesadas e outro para veículos leves, e também temos convênio com uma empresa de Tapurah para atender as ocorrências que estão mais próximas desta segunda praça de pedágio, aqui em Tapurah”, ressalta.

Geração de empregos e ISSQN

A praça de pedágio de Tapurah possui um quadro funcional de 15 colaboradores, sendo que 14 foram contratados em Tapurah. Segundo a empresa, todo o ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) gerado na referida praça de pedágio, é destinado para o município de Tapurah, da mesma forma que a primeira praça gera o ISQN para o município de Lucas do Rio Verde.

Investimento em manutenção

Além de cobrar pedágio dos usuários da rodovia, a empresa administradora de pedágio tem o compromisso de prestar os serviços de socorro aos acidentes na rodovia e dar manutenção em todo o trecho. Segundo a empresa, no ano de 2022 foram gastos mais de R$ 14 milhões somente com materiais e mão de obra no trecho. O total de gastos com manutenção e folha de pagamento superou a marca de R$ 26 milhões em 2022.

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