NOTÍCIA | H1N1

Dia 'D' da vacinação contra a Gripe será neste sábado, dia 12 de maio

Saiba mais sogre o que é e como se proteger da Gripe H1N1

Por: Assecom - Juara
Publicado em 11 de Maio de 2018 , 07h03 - Atualizado 11 de Maio de 2018 as 17h26


Reprodução do site da prefeitura

A Secretaria Municipal de Saúde continua a campanha de vacinação contra a Gripe - H1N1, a imunização é destinada apenas para os grupos prioritários pré-estabelecidos pelo Ministério da Saúde, e neste sábado (12.05) será realizado o Dia D da Campanha.

Pertence aos grupos prioritários: crianças (6meses a menores de 5 anos), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, portadores de doenças crônicas/ condições clínicas especiais, professores de escolas públicas e privadas e funcionários do sistema prisional.

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde, a meta de imunização do município é de:

- Crianças de 6meses a menores de 5 anos – 2.316 crianças

- Trabalhadores da saúde – 569

- Gestantes – 365

- Puérperas até 45 dias após o parto) – 60

- Idosos - 2.536

- Portadores de doenças crônicas / condições clínicas especiais – 865

- Professores – 348

Totalizando 7059, mas vale ressaltar que essas doses ainda não estão no município, estão sendo encaminhadas de forma fracionada pela Secretaria Estadual de Saúde. Até o momento chegaram ao município 4.400 doses.

De acordo com a coordenadora da Sala de Vacinas do PAM, Marlene Barbosa, no sábado o atendimento será das 8h as 16h, em todas as unidades de saúde do município, inclusive no PAM. E, para ser imunizado o munícipe não pode esquecer de apresentar o cartão SUS e a caderneta de vacinação. O paciente que não tiver o cartão SUS, uma equipe estará a disposição para a emissão imediata.

Marlene explica ainda que a vacina que está sendo disponibilizada é trivalente, ou seja, imune o vacinado contra três variantes do vírus: H1n1, H3n2 e Influenza B

O que é e como se proteger da Gripe H1N1

Esta gripe, também chamada de influenza A ou H1N1, é um tipo de gripe causada pelo vírus Influenza A H1N1, que além dos humanos também afeta os porcos.

Essa gripe é transmitida de pessoa para pessoa da mesma forma que a gripe comum, mas causa sintomas mais fortes e repentinos, podendo provocar complicações como falta de ar, pneumonia e morte quando não tratada adequadamente.

Como o vírus é transmitido

A gripe H1N1 é transmitida da mesma forma que a gripe comum, passando principalmente através do contato com objetos contaminados, como talheres e copos, ou por meio da saliva e secreções respiratórias de pessoas doentes.

Além disso, é possível pegar a gripe ao entrar em contato com animais doentes, mas o consumo da carne de porco não transmite esta doença, pois o vírus é eliminado durante o cozimento.

Como se prevenir

Para prevenir a contaminação por este tipo de gripe assim como para evitar passar a doença para outras pessoas, deve-se tomar os seguintes cuidados:

Tomar as vacinas para gripe em épocas de campanha;

Lavar as mãos com frequência, principalmente ao usar o banheiro ou após chegar em casa;

Cobrir a mão e o nariz com um tecido ao espirrar e tossir;

Evitar pegar nos olhos, na boca ou nariz ao longo do dia;

Evitar o contato com pessoas com sintomas de gripe;

Evitar contato com porcos de áreas de surto da doença;

Limpar objetos como brinquedos, bancadas, maçanetas de portas, telefones e utensílios de cozinha com água e sabão ou desinfetantes;

Em caso de presença de sintomas, evitar o contato com outras pessoas até 24 horas depois de a febre melhorar.

Além disso, crianças menores de 5 anos, idosos com mais de 65 anos, mulheres grávidas e pessoas com doenças que enfraquecem o sistema imunológico, como AIDS ou asma, devem evitar locais com aglomerações de pessoas.

Para ajudar no diagnóstico adequado, veja como diferenciar os sintomas da gripe comum, gripe H1N1 e zika.

 

Auto Posto Arinos LTDA
Soluti - Exatas Contabilidade
Sicredi
Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br