NOTÍCIA |

Caravana de pesquisa da ANP não deverá passar por Juara.

Por: Show de Notícias - Aparicio Cardozo - com informaç
Publicado em 21 de Junho de 2017 , 08h13 - Atualizado 21 de Junho de 2017 as 08h13


A caravana da empresa americana Global Serviços Geofísicos, composta por dez caminhões, várias caminhonetes e dezenas de homens com equipamentos de última geração, que realiza pesquisas no subsolo da Bacia do Parecis, nos Estados de Mato Grosso Rondônia, não deverá passar pela sede do município de Juara.

 

Na tarde dessa terça-feira, 20 de junho, o Show de Notícias percorreu a estrada da Baiana, até a empresa VMX e encontrou com o comboio trabalhando na região da comunidade Cambará.

 

À frente da caravana um veículo batedor, depois dezenas de homens, que instalam aparelhos de GPS no solo, que ficam interligados por cabos à margem esquerda da rodovia, depois vem os caminhões e caminhonetes.

 

Em determinado momento, os caminhões, que são equipados com um motor estacionário, com um forte vibrador, que causa um tremor no solo, equipado ainda, com radares que monitoram, segundo informações de trabalhadores da empresa, um raio de 05 km, na superfície e na profundidade do solo.

 

Ninguém da equipe quis dar entrevista, porém, informaram que os responsáveis estarão instalados nessa quarta-feira, 21 de junho, numa casa sobre rodas, conhecida como Casa Branca, e poderão dar maiores detalhes.

 

No entanto, de acordo com informações colhidas pela reportagem do Show de Notícias, o comboio deverá passar em Porto dos Gaúchos, atravessar o Rio Arinos pela ponte de madeira, entrando no município de Juara pela região do Postinho, seguindo pela MT 220, até a Rodovia do Vale, na rotatória com a MT 325, depois deverão retornar para os municípios de Nova Maringá e São José do Rio Claro, passando pelo Distrito de Brianorte.

 

O estudo foi encomendado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP) e tem como objetivo obter informações das camadas de rocha em superfícies utilizando, para tanto, emissão e registro de ondas acústicas de baixa energia, chamadas ondas sísmicas. O estudo também fortalece as ações do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), para conhecimento geológico da Bacia dos Parecis, que tem atraído interesse para a exploração de hidrocarbonetos.

 

O programa de estudo será dividido em três etapas – PERMISSÃO (informar autoridades e proprietários sobre o estudo), TOPOGRAFIA (levantamento topográfico com a instalação de estacas de madeira para marcação de distância e direção) e REGISTRO (onde serão distribuídos os equipamentos e passagem dos veículos recolhendo dados sísmicos).

 

Após a conclusão das atividades, será emitido um documento de vistoria de avaliação de dados, que proporcionará a ANP um panorama geral sobre a Bacia dos Parecis e revelar áreas favoráveis para acumulação de petróleo. Essas áreas poderão ser colocadas nos leilões de petróleo e gás natural e, a partir daí, atrair muitos investimentos, criando postos de trabalho e riquezas para os municípios.

 

O que é pesquisa sísmica?

 

É um estudo para conhecer o subsolo, ou seja,  as camadas de rochas que ocorrem embaixo da terra. Os dados são coletados por caminhões vibradores (imagem).

 

Esses caminhões possuem equipamentos especiais que geram ondas sonoras que penetram no subsolo. Essas ondas retornam para a superfície e assim é possível obter uma imagem das rochas embaixo da terra, semelhante às imagens de ultrassom do corpo humano.

 

Como posso obter mais informações sobre esse estudo?

 

Entre em contato por e-mail, pelo Fale Conosco, ou ligue para 0800 970 0267 – ANP.

 

Veja o vídeo:

 

Exatas Contabilidade
Soluti - Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA
Sicredi

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br