NOTÍCIA | Passos que salvam

Caminhada Passos Que Salvam leva dezenas de pessoas para a Avenida em Juara.

Por: Show de Notícias
Publicado em 23 de Novembro de 2015 , 07h21 - Atualizado 23 de Novembro de 2015 as 07h21


A segunda caminhada Passos que Salvam, realizada em Juara e em mais 389 municípios do Brasil, nesse domingo, 22 de novembro, foi sucesso absoluto, na análise dos organizadores.

 

Cerca de 500 pessoas participaram da caminha, mas, de acordo com os organizadores, foram vendidos aproximadamente 3 mil kits, com camiseta, boné, cadarço e recipiente para água.

 

Antes de começar a caminhada os participantes fizeram um alongamento, orientados por um profissional de uma academia, para suportar o trecho de cerva de 2,5km.

 

Após o alongamento, a caminhada saiu da Praça dos Colonizadores, descendo pela Avenida Rio Arinos, seguindo até o semáforo da Avenida Ayrton Senna, retornando pelo outro lado da pista, até o ponto de partida, onde foi feito um novo alongamento e sorteados alguns prêmios para os participantes.

 

Para os organizadores, a caminhada foi sucesso absoluto, já que contou com uma boa participação popular e que o número de participantes foi razoável, para um domingo de manhã em um feriado prolongado, quando muitas pessoas vão para a fazenda, para os rios da região ou para algum passeio com a família.

 

A Caminhada Passos que Salvam, tem como objetivo chamara a atenção para a importância de detectar precocemente o câncer em crianças e adolescentes, evitando assim que ele se alastre e facilitando a cura.

 

Segundo os organizadores, o objetivo não é arrecadar dinheiro com a venda dos kits, mas, sim, fazer com que as pessoas se preocupem mais com a causa e passem a fazer o exame e prestar atenção em alguns sintomas, que podem ser causa de câncer em crianças e adolescentes.

 

Siba mais sobre o câncer infanto-juvenil:

Há 40 anos o diagnóstico tardio foi um problema na busca da cura do câncer infantil. Não se pensava em crianças com câncer. Além disso, os sintomas se assemelham a muitas outras doenças infantis, o que dificultava (e ainda dificulta) um diagnóstico em tempo. A diferença é que a maioria das doenças infantis (geralmente viroses) desaparece entre 7 e 10 dias, o que não acontece quando se trata de câncer.

 

10 doenças infantis mais comuns: Como evitar e tratar

Há que se ter em mente que crianças não são adultos pequenos. Sua fisiologia é diferente e a manifestação do câncer também será diferente. Não se fala, por exemplo, em "prevenção de câncer infantil" já que a maioria das causas não pode ser identificada. São poucos os fatores de risco - geralmente predisposição genética e causas associadas a infecções por vírus - e é menor a incidência desse tipo de mal na infância. Também os índices de cura são maiores que nos adultos.

 

7 sinais de câncer de colo do útero que as mulheres precisam observar

Os tipos de câncer mais frequentes em crianças e adolescentes são:

Linfoma: câncer que ataca o sistema linfático que é uma rede de órgãos e tecidos responsáveis pela defesa orgânica e que transportam um líquido chamado linfa - um dos componentes do sistema sanguíneo e que atua na nutrição celular.

Leucemia: Atinge os glóbulos brancos (leucócitos) que são responsáveis também pela defesa do organismo, prejudicando o funcionamento da medula óssea, e consequentemente impedindo a produção de células sanguíneas normais, causando problemas como anemia e hemorragia e deixando o corpo sem defesa contra infecções. Sua incidência é de 30% (alta).

Tumor do SNC: Atinge o sistema nervoso central (encéfalo e medula espinhal). Em incidência (25%) só perde para a Leucemia (30%). Os sintomas dependem de onde o tumor se encontra ou seu tamanho. Geralmente obstrui o fluxo de líquidos cerebrais e causa hipertensão intracraniana. O paciente tem fortes dores de cabeça e vômitos.

Neuroblastoma: Mais comum em crianças abaixo de cinco anos. Atinge o sistema nervoso periférico e podem surgir caroços no abdome, pescoço ou pélvis.

Tumor de Wilms: Ataca os rins e é mais comum em crianças de 2 a 4 anos.

Retinoblastoma: Ataca o olho (retina).

Osteossarcoma: Agride os ossos, principalmente a área ao redor dos joelhos e é mais comum em adolescentes abaixo de 15 anos. É um câncer agressivo e que se propaga para os pulmões.

Sarcomas de partes moles: Tumores do tecido conjuntivo (músculos).

A boa notícia é que, atualmente, cerca de 70% dos pacientes alcançam a cura através dos diversos métodos de tratamento, alguns tipos de câncer têm índice de cura superior a 90% e outros tipos mais agressivos (minoria) ainda estão com índices de 20%, infelizmente. No entanto, seja qual for o tipo de câncer, o diagnóstico precoce é fundamental para a cura.

Preste atenção às queixas das crianças e adolescentes. Fique atento caso os sintomas persistam mesmo com tratamento.

 

São sintomas do câncer infantil:

Perda de peso – inexplicável e contínua.

Dor nos ossos e nas articulações que prejudicam as brincadeiras e ou atividades.

Dores de cabeças acompanhadas de vômitos, geralmente na parte da manhã.

Caroços que não cedem - costumam aparecer no pescoço, axilas, virilhas e abdome.

Aumento do volume da barriga.

Petéquias – pequenas manchas avermelhadas que indicam sangramento dos vasos sanguíneos, geralmente capilares.

Manchas roxas na pele (hematomas) sem que houvesse pancada no local.

Brilho esbranquiçado em um dos olhos quando a retina é exposta à luz, como a de flashes.

Cansaço constante e palidez - Anemia.

Febre persistente de origem indeterminada ou desconhecida.

Infecções frequentes, baixa imunidade.

Caso identifique em sua criança ou adolescente algum (ou alguns) dos sintomas acima, procure um médico. Caso o problema persista após consulta e tratamento, retorne ao médico e insista em um diagnóstico mais cuidadoso ou consulte uma segunda opinião.

Soluti - Exatas Contabilidade
Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA
Sicredi

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br