NOTÍCIA | PROMESSA CUMPRIDA

Aniversario de Zé Paraná: conheça a história da chegada do primeiro ônibus em Juara.

Zé Paraná prometeu e cumpriu a promessa de que daria um banho de cerveja no primeiro ônibus que iria chegar em Juara

Por: Aparicio Cardozo - Show de Notícias / Eduardo Gome
Publicado em 19 de Março de 2022 , 10h17 - Atualizado 19 de Março de 2022 as 10h45


Arquivo Show de Notícias - Zé Paraná

Se estivesse vivo, neste dia 19 de março, o nosso colonizador e fundador de Juara, comendador José Pedro Dias, o saudoso Zé Paraná, estia comemorando 94 anos e Juara, certamente estaria em festa.

Por ser dia de São José do padroeiro do município, neste sábado, é feriado em Juara. No dia da morte do colonizador, 28 de fevereiro, é ponto facultativo todos os anos.

Lamentavelmente, Zé Paraná nos deixou em 28 de fevereiro de 2004, se tornando apenas um vulto importante na nossa história e é homenageado pelo município com uma estátua em tamanho real na Praça dos Colonizadores.

 

Fique por dentro das principais notícas pelo whatsapp ENTRE NO GRUPO

Hoje Juara tem poucas lembranças de Zé Paraná, apenas o estádio Zé Paraná, mas não é do município, não lembro de uma importante rua ou avenida com o seu nome, mas o Show de Notícias não esqueceu dele e hoje, no dia em que estaria aniversariando, vamos relembrar uma das tantas histórias do saudoso Comendador José Pedro Dias.

A história de hoje remete a chegada do primeiro ônibus em Juara, contada pelo grande jornalista Eduardo Gomes, do blog que leva seu nome e do jornal Diário de Cuiabá.

Natural de Santo Antônio da Platina (PR), Zé Paraná chegou na localidade onde hoje é o município de Porto dos Gaúchos em 1958. Ele foi responsável pela colonização da região, atraindo para lá famílias do Paraná e São Paulo.

Depois de ser vice-prefeito de Diamantino, prefeito nomeado quando Porto dos Gaúchos se emancipou, vereador, presidente da Câmara e prefeito eleito do município, Zé Paraná resolveu fundar Juara, onde, também foi prefeito nomeado e depois foi eleito para mais um mandato, o colonizador resolveu fundar a cidade de Tabaporã, hoje mais um grande município do Vale do Arinos.

Chegada do primeiro ônibus.

Zé Paraná cumpriu a promessa de dar um banho de cerveja no ônibus assim que ele chegasse pela primeira vez em Juara.

Os olhares buscavam na linha do horizonte o vulto do ônibus em movimento, mas ninguém enxergava nada. A espera continuava. Naquela tarde de 26 de maio de 1975 o calor intenso conhecido como clima abafado e os mosquitos não esmoreciam os pioneiros que aguardavam a chegada do veículo, e muito menos o visionário José Pedro Dias, o Zé Paraná, colonizador da Gleba Taquaral que deu origem a Juara, no Nortão, o lugar onde se encontravam. Não havia previsão de horário de chegada. A estrada era um picadão e a distância longa. Mas, o danado chegou, empoeirado, lotado e buzinando em repiques e recebido com foguetório. Teimosas lágrimas rolaram pela face de Zé Paraná, queimada pelo sol.

Zé Paraná correu para a porta do veículo. Abraçou um por um os passageiros, o motorista e seu cobrador. Emocionado o colonizador cumpriu uma promessa que mantinha em segredo: lavar com cerveja o primeiro ônibus que chegasse na abençoada e ensolarada Juara. Lavou. Lavou com cerveja e lágrimas de realização.

Sicredi
Soluti - Exatas Contabilidade
Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br