NOTÍCIA | Ação Social

Ação da prefeitura e Polícias Militar e Civil retira moradores de rua da Praça dos Colonizadores.

Os moradores receberam café da manhã, exames médicos, cortes de cabelo e checagem de documentação.

Por: Show de Notícias
Publicado em 03 de Setembro de 2015 , 07h55 - Atualizado 03 de Setembro de 2015 as 07h55


Uma ação conjunta da prefeitura de Juara, através das Secretarias de Assistência Social. Saúde e SEMATUR, com o apoio das Polícias Civil e Militar, ocorrida na manhã dessa quarta-feira, 02 de agosto, retirou moradores de rua da Praça dos Colonizadores, onde estavam vivendo em situação degradante.

 

A Praça dos Colonizadores é um ponto turístico da cidade de Juara e um local onde as famílias se encontram para fazer caminhada nos finais de tarde e praticar ginastica na academia ao ar livre, aposentados passam o dia jogando baralho e aproveitando o espaço de sombra agradável proporcionado pela mesma, ultimamente foi invadida por moradores de Juara, que se alojaram na praça para consumir bebida alcoólica, fazer comida e dormir ao relento.

 

Muitas reclamações começaram surgir, dizendo que os homens que se instalaram na praça ficavam bebendo e após ingerir bebida alcoólica em grande quantidade, ficavam “mexendo” com as pessoas, em especial as mulheres e adolescentes, criando um problema social muito grande para a cidade.

 

A ação implementada pela prefeitura, contou com o apoio da Polícia Militar para arrebanhar os moradores de rua e leva-los para a Polícia Judiciária Civil, onde o delegado Carlos Henrique Engelmann e sua equipe de investigadores, montaram um esquema de identificação deles, para verificar a situação de cada um perante a justiça, e, além da identificação e checagem de cada um, foi feita a coleta de dados para confecção de documentos para aqueles que não os possuem.

 

A Secretaria de Assistência Social montou um delicioso café da manhã para receber os moradores de rua e contou com a presença de psicólogas e assistentes sociais, para conversar com eles e dar apoio psicológico no caso de ocorrer algum problema.

 

Cada um recebeu roupas limpas para vestir e foram convidados a tomar banho, o que, para muitos isso não acontecia a muito tempo. O mau cheiro no local era muito forte, tanto que as servidoras eram obrigadas a usar máscaras cirúrgicas para suportar.

 

Os pastores Paulo e Erivelton, que fazem um trabalho social através do Ministério Resgatar, da Igreja Presbiteriana Renovada, cortaram os cabelos dos moradores de rua, dando a eles um novo visual, já que todos estavam entregues apenas à bebida, sem nenhum cuidado com a higiene pessoal.

 

Já a Secretaria de Saúde montou um esquema para monitorar a saúde de cada um, aferindo pressão, glicose e coletando material para exames médicos, como HIV, tuberculose, hanseníase, entre outras.

 

Durante o período de realização do trabalho, um deles passou mal pela, devido a abstinência da bebida alcoólica e muitos reclamavam que sentiam falta de ingerir álcool.  

 

A Casa de Recuperação Caminho da Esperança, da Igreja Assembleia de Deus e a AAMOR. Associação dos Amigos dos Moradores de Rua, estavam presentes e se colocaram à disposição para receber os moradores de rua em suas instalações, porém, só foram levados para as instituições aqueles que concordaram.

 

A prefeitura disponibilizou passagens e contato com familiares para aqueles que preferiram voltar para as famílias em suas cidades de origem. 

 

Soluti - Exatas Contabilidade
Exatas Contabilidade
Sicredi
Auto Posto Arinos LTDA

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br