NOTÍCIA | Entre as melhores

A AJES na classificação das Instituições de Ensino Superior pelo MEC

Juara irá ganhar a terceira melhor universidade de Mato Grosso.

Por: Olhar Cidade da Redação com Professor Cláudio/Show
Publicado em 18 de Janeiro de 2016 , 06h45 - Atualizado 18 de Janeiro de 2016 as 06h45


AJES é a terceira melhor Instituição de Ensino Superior de Mato Grosso na avaliação do MEC, que divulga o índice anual de desempenho de faculdades e universidades de todo o Brasil, com base nos resultados obtidos por alunos egressos e concluintes no ENADE – Exame que avalia a qualidade da formação desses alunos que estão prestes a se inserir no mercado de trabalho.

 

Com este resultado bastante expressivo, a AJES corrobora sua determinação por formar profissionais das áreas de saúde, educação e ciências sociais aplicadas em conformidade com os princípios de uma educação pautada pela excelência de qualidade na formação de pessoas no Ensino Superior.

 

Com sede em Juína, onde está solidificada, a AJES também está presente em Guarantã do Norte-MT, onde oferta para toda a grande região os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Letras e Enfermagem. O novo concurso de bolsas será realizado dia 18 de janeiro às 19h, na sede da AJES no Jardim Vitória em Guarantã do Norte.

 

Em Juara a AJES está com a sua sede concluída desde o final de 2014 e aguarda apenas a liberação, através do MEC – Ministério de Educação, para começar a funcionar, trazendo cursos nas mais diversas áreas do conhecimento.

 

Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição – IGC

 

O IGC é um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior.

 

Ele é calculado anualmente, considerando:

I - a média dos últimos CPCs disponíveis dos cursos avaliados da instituição no ano do cálculo e nos dois anteriores, ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos computados;

II - a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela CAPES na última avaliação trienal disponível, convertida para escala compatível e ponderada pelo número de matrículas em cada um dos programas de pós-graduação correspondentes;

III - a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu, excluindo as informações do item II para as instituições que não oferecerem pós-graduação stricto sensu.

 

Como o IGC considera o CPC dos cursos avaliados no ano do cálculo e nos dois anos anteriores, sua divulgação refere-se sempre a um triênio, compreendendo assim todas as áreas avaliadas, ou ainda, todo o ciclo avaliativo.

 

O conceito de ciclo avaliativo foi definido no Art. 33. da Portaria Normativa nº 40 de 12 de dezembro de 2007. Ele compreende a realização periódica de avaliação de instituições e cursos superiores, com referência nas avaliações trienais de desempenho de estudantes, as quais subsidiam, respectivamente, os atos de recredenciamento e de renovação de reconhecimento.

 

O IGC é calculado desde 2007 e os resultados estão disponíveis para download no quadro ao lado.

Sicredi
Soluti - Exatas Contabilidade
Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br