NOTÍCIA | Investigação

TSE acata investigação pedida pelo PSDB que pode levar à cassação da chapa de Dilma

Por: Elisa Tecles
Publicado em 07 de Outubro de 2015 , 05h58 - Atualizado 07 de Outubro de 2015 as 05h58


Em decisão inédita, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu uma Aime (ação de impugnação de mandato eletivo) para investigar a campanha que elegeu a presidente Dilma Rousseff (PT) e o vice-presidente Michel Temer (PMDB) em 2014. A impugnação da chapa pode levar à cassação de mandato da petista e do vice. A decisão foi tomada por 5 votos a 2. A ação julgada nesta terça-feira (6) é de autoria do PSDB. A legenda quer que o TSE apure denúncias de abuso de poder econômico e político e suspeitas de que recursos desviados da Petrobras tenham ajudado a financiar a reeleição. O líder do partido na Câmara, Carlos Sampaio (SP), é o vice-presidente Jurídico do partido.

“Agora só falta o PT querer destituir o TSE também”, comentou no Twitter o deputado Caio Narcio (MG) em referência às manobras da gestão petista no Tribunal de Contas da União (TCU). O deputado Marcus Pestana (MG) destacou que a reforma ministerial promovida por Dilma não evitou um dia cheio de notícias desagradáveis para o PT. “Quem acha que reforma resolveu a instabilidade: 1) Congresso não deu quórum 2) Bloco do PMDB implodiu 3)TSE instalou investigação 4) TCU amanhã”, enumerou.

Votaram pela abertura da ação o presidente do TSE, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, João Otávio de Noronha, Luiz Fux e Henrique Neves. As ministras Maria Thereza de Assis e Luciana Lóssio votaram pelo arquivamento. Toffoli ainda vai definir o relator da Aime, já que Maria Thereza levantou questão de ordem pedindo para não ficar com a relatoria novamente. A presidente Dilma será intimada a apresentar defesa e, em seguida, o tribunal pode decidir por cassar ou não o mandato.

“Nunca na história desse país! Pela primeira vez na história, TSE decide abrir Ação de Impugnação de Mandato Eletivo contra uma presidente”, anunciou via Facebook o líder da Oposição na Câmara, Bruno Araújo (PE). A população merece saber a verdade sobre a gestão petista, acredita Alexandre Baldy (GO).

REVÉS

 

Em mais um revés para a gestão petista, a ministra do TSE Maria Thereza negou mandado de segurança impetrado pelo PT contra o pedido do ministro Gilmar Mendes para que fossem investigadas as contas de campanha à reeleição da presidente Dilma. Mendes enviou pedido para que a Polícia Federal e Procuradoria Geral da República apurem o caso. No pedido, o ministro ressalta que há indícios de que a campanha do PT foi abastecida com dinheiro desviado da Petrobras.

Soluti - Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA
Exatas Contabilidade
Sicredi

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br