NOTÍCIA | TRE

TRE implanta Processo Administrativo Eletrônico

TRE implanta Processo Administrativo Eletrônico

Por: Tribunal Superior Eleitoral
Publicado em 04 de Janeiro de 2013 , 09h15 - Atualizado 04 de Janeiro de 2013 as 09h15


Já está em pleno funcionamento no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso o sistema de Processo Administrativo Eletrônico (PAE). A partir desta quarta-feira (2) toda criação, tramitação e armazenamento de documentos da área administrativa da Secretaria do TRE será exclusivamente por meio digital. A medida possibilitará ao Tribunal uma economia de R$ 190 mil ao ano e o colocará entre as administrações mais modernas do país.

 

De acordo com o presidente da Comissão de Implantação do PAE, Paulo Farias Nazareth Netto, a viabilidade técnica e a economia substancial aos cofres públicos motivaram a implantação do sistema, que ganhou força na atual em gestão em virtude do crescimento acelerado do número de documentos que são criados ou protocolados no TRE. De 2001 a 2011 o número de documentos protocolados saltou de 8.385 para 68.930 por ano, e somente em 2012 o Tribunal registrou mais de 140 mil documentos.

 

A economia estimada pela Secretaria de Administração e Orçamento do TRE é referente a eliminação do custo com a aquisição de papel A4, impressão de documentos, manutenção de equipamentos, gastos com Correios no transporte de documentos das 60 Zonas Eleitorais para a Secretaria do TRE, ampliação de arquivos, entre outros custos indiretos exigidos pelo modelo  em suporte físico (papel).

 

Esta quarta-feira (2) marca a segunda fase de implantação do projeto de informatização do processo administrativo. Na primeira fase do projeto, iniciada no dia 26 de dezembro de 2012, o sistema foi implantado de forma experimental onde os servidores, já devidamente treinados, podiam criar documentos tanto em meio físico quanto digital. Na terceira fase, que terá início no dia 2 de fevereiro, os Cartórios Eleitorais é que passarão a criar e encaminhar documentos administrativos de forma eletrônica.

 

Com a implantação do novo sistema todo o processo administrativo passará a ser eletrônico, da criação de ofícios, memorandos, entre outros, passando ao protocolo, tramitação, formalização, despachos, decisões e arquivamentos. O processo eletrônico apresenta uma série de vantagens, tais como, celeridade na tramitação, segurança, desburocratização, aumento da produtividade, impossibilidade de deterioração dos documentos devido ao manuseio, transparência, redução de custos e preservação ambiental, proporcionados pela dispensa de papéis.

 

Implantação do PAE

A ideia original partiu do TRE do Paraná onde o sistema já está em funcionamento. Servidores do TRE de Mato Grosso em visita realizada em abril de 2011, com o objetivo de conhecer os sistemas e processos de trabalho utilizados pela Justiça Eleitoral do Paraná, identificaram o PAD, (Processo Administrativo Digital), um sistema desenvolvido pelo próprio Tribunal, que tornava eletrônico todo o processo administrativo, e que despertou a atenção dos servidores visitantes.

 

Assim, com a adoção da ideia pela atual gestão ante as inúmeras vantagens do processo eletrônico, os primeiros passos começaram a ser dados com a celebração do Termo de Acordo de Cooperação Técnica nº 01/2011. Também foi constituída uma Comissão com o objetivo de implantar o novo sistema, composta por pelo menos um servidor de cada Secretaria, além de representantes da Presidência, Corregedoria, Diretoria Geral e Coordenadoria de Controle Interno.

 

Fazem parte da Comissão de Implantação do Processo Administrativo Eletrônico (PAE) os servidores: Paulo Farias Nazareth Netto (Presidente), Cristina Naomi Usuda, Gustavo Silveira Castor, Liamara Vanini da Silva Barros, Madeleine Christian Fermino Nunes, Márcio Conceição de Lara Cunha, Rafael Zornita, Tania Yoshida Oliveira. 

Sicredi
Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA
Soluti - Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br