NOTÍCIA | PREVENÇÃO

Sábado é dia D de combate à dengue e chikungunya

Sábado é dia D de combate à dengue e chikungunya

Por: Midia News // DA REDAÇÃO
Publicado em 05 de Dezembro de 2014 , 10h12 - Atualizado 05 de Dezembro de 2014 as 10h12


Sábado é dia D de combate e prevenção da dengue e chikungunya. A Campanha acontece nos 141 municípios de Mato Grosso.Neste dia as prefeituras estarão divulgando orientações sobre como evitar a proliferação dos mosquitos Aedes, além de alertas sobre a gravidade das enfermidades.Neste dia seis de dezembro, o município de Cuiabá realiza Caminhada de Mobilização Social,com concentração na Praça Ipiranga, com saída prevista para as 7 horas da manhã .


 
No Estado de Mato Grosso as atividades de prevenção da Febre Chikungunya, tiveram início no mês de março deste ano,onde os municípios do Estado fizeram o Levantamento de Índice Rápido para o aedes aegypti_Lira. Foram capacitados médicos e enfermeiros da Atenção Primária de Cuiabá e dos prontos socorros de Cuiabá e Várzea Grande.

 

Equipes de Saúde da Rede Privada e Pública também receberam capacitação.Foram distribuídos materiais aos Escritórios Regionais de Saúde(16) sobre a preparação e resposta à introdução do vírus, além da elaboração do Plano Estadual de Contingência do Chikungunya.Foi criada a sala para web conferência na plataforma Telessaúde, onde o Centro de Informação e Estratégia em Saúde(Cievs) passa a orientar os 141 municípios e a Rede de Atenção em Saúde sobre o Chikungunya.


 
No dia 9 de dezembro será realizada reunião,entre técnicos da Saúde das áreas da Epidemiologia e Saúde do Trabalhador, com representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso ( Famato), Serviço Social do Comercio(Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Câmera de Dirigentes Lojistas (CDL) e Federação do Comercio (Fecomércio) , para socialização de informações sobre a doença e cuidados a adotar.


 
Chikungunya: No dia 21 de novembro, uma mulher (26 anos), que esteve na Venezuela, moradora do município de Pontal do Araguaia(512 km de Cuiabá), procurou Unidade de Saúde, por apresentar febre, dores no corpo. Como a Venezuela é um país de alta transmissão do vírus chikungunya, a Vigilância em Saúde do Estado, está tratando o caso como suspeito da Doença. Os exames laboratoriais da paciente foram encaminhados para o Instituto Evandro Chagas(PA) que é o Laboratório de Referência para Mato Grosso no diagnóstico da doença. Os resultados dos exames devem ficar na próxima semana.


 
Chikungunya no Brasil:Até o dia 15 de novembro, o Ministério da Saúde registrou 1.364 casos de Febre Chikungunya no Brasil, sendo 125 confirmados por critério laboratorial e 1.239 por critério clínico-epidemiológico. Do total, 71 casos são importados, ou seja, de pessoas que viajaram para países com transmissão da doença, como República Dominicana, Haiti, Venezuela, Ilhas do Caribe e Guiana Francesa.

 
Os outros 1.293 foram diagnosticados em pessoas sem registro de viagem internacional para países onde ocorre a transmissão. Destes casos, chamados de autóctones, 531 foram registrados no município de Oiapoque (AP), 563 em Feira de Santana (BA), 196 em Riachão do Jacuípe (BA), um em Matozinhos (MG), um em Pedro Leopoldo (MG) e um em Campo Grande (MS).


 
Caracterizada a transmissão sustentada de Chikungunya em uma determinada área, com a confirmação laboratorial dos primeiros casos, o Ministério da Saúde recomenda que os demais sejam confirmados por critério clínico-epidemiológico, que leva em conta fatores como: sintomas apresentados e o vínculo dele com pessoas que já contraíram a doença.


 
Prevenção:A febre Chikungunya é uma doença causada por vírus do gênero Alphavirus, transmitida por mosquitos do gênero Aedes, sendo o Aedes Aegypti (transmissor da dengue) e o Aedes Albopictus os principais vetores. Os sintomas da doença são febre alta, dor muscular e nas articulações, cefaleia e exantema e costumam durar de três a 10 dias. A letalidade da Chikungunya, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), é rara, sendo menos frequente que nos casos de dengue.

 

Para evitar a transmissão do vírus, é fundamental que as pessoas reforcem as ações para a eliminação dos criadouros dos mosquitos. As medidas são as mesmas para o controle da dengue, ou seja, verificar se a caixa d’ água está bem fechada; não acumular vasilhames no quintal; verificar se as calhas não estão entupidas; e colocar areia nos pratos dos vasos de planta, entre outras iniciativas deste tipo.

Auto Posto Arinos LTDA
Exatas Contabilidade
Sicredi
Soluti - Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br