NOTÍCIA | ENSINO SUPERIOR

Ranking aponta que UFMT tem o melhor curso de Direito

Ranking aponta que UFMT tem o melhor curso de Direito

Por: Midia News // DA REDAÇÃO // LISLAINE DOS ANJOS
Publicado em 11 de Setembro de 2014 , 01h24 - Atualizado 11 de Setembro de 2014 as 01h24


A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) voltou a ser destaque em ensino superior, quando da avaliação dos 880 cursos de Direito oferecidos no país, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF), elaborado pelo jornal Folha de São Paulo.

 

A Federal apareceu em 35º lugar no ranking geral das faculdades de Direito, que levou em conta a graduação oferecida em instituições públicas e privadas do país.

 

Conforme o ranking, a UFMT está entre as 50 melhores do país, em cinco dos seis quesitos que compõem a nota geral da instituição.

 

No quesito ‘avaliação do mercado de trabalho’, a Federal aparece 45º lugar.

 

No que se refere à ensino, a instituição ficou em 34º lugar no item ‘qualidade de ensino’, 32º lugar na opinião dos ‘avaliadores do Ministério da Educação (MEC)’ e 8º melhor do país pela nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) – que foi de 3,96, numa escala de 1 a 5.

 

No quesito ‘professores com dedicação integral e parcial’, a Federal ocupa o 1º lugar.

 

A pior avaliação do curso de Direito da universidade foi no item ‘Doutorado e Mestrado’ – que se refere a quantos profissionais possuem tais títulos – onde a instituição ficou na 140ª posição.

 

Demais instituições

Ao todo, Mato Grosso possui 26 faculdades de Direito, segundo o ranking da Folha. Destes, além da Federal, apenas a Universidade de Cuiabá (Unic) aparece entre as 100 melhores do Brasil, na 97ª colocação.

 

Porém, a instituição privada ocupa a 293ª posição no quesito ‘qualidade de ensino’ e a 205º lugar no item que avalia a nota do Enade (2,96).

 

Em terceiro lugar no ranking estadual aparece o curso oferecido pelo Centro Universitário Cândido Rondon (Unirondon), que ocupa o 424º lugar no ranking nacional e recebeu nota 1,91 no Enade, o que o deixou em 412º lugar.

 

No quesito ‘qualidade de ensino’, a instituição ficou em 424ª posição.

Quem também oferece a graduação na Grande Cuiabá é o Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), que ocupa o 423º lugar no ranking geral e uma das piores notas do Enade, 0,20, o que deixou o curso na 748ª posição.

 

No item ‘qualidade de ensino’, a instituição aparece em 366ª posição.

 

O curso de Direito da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), por sua vez, aparece em 330º no ranking total, ocupando a 252ª colocação no ranking quando o assunto é ‘qualidade de ensino’ e 38º lugar no item ‘nota do Enade’ (3,81).

 

A pior de MT

O curso de Direito oferecido pelo Instituto de Ensino Superior de Mato Grosso (IESMT), em Cuiabá, por sua vez, está entre os piores do Brasil.

 

A instituição ficou em 878º lugar – dentre as 880 do país – e em último lugar no ranking estadual, sem avaliação do Enade ou da qualidade de ensino.

Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA
Soluti - Exatas Contabilidade
Sicredi

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br