NOTÍCIA | Polícia Civil

Polícia prende líder de quadrilha que roubava toras de fazenda em MT

Polícia prende líder de quadrilha que roubava toras de fazenda em MT

Por: Do G1 MT
Publicado em 19 de Dezembro de 2012 , 07h58 - Atualizado 19 de Dezembro de 2012 as 07h58


A Polícia Civil prendeu na tarde desta terça-feira (18), o líder da quadrilha que promovia, segundo a polícia, a derrubada ilegal de árvores nativas de uma fazenda localizada no município de União do Sul, cidade a 689 quilômetros de Cuiabá. O esquema foi descoberto durante uma operação realizada este ano por agentes do Ibama.

 

Com o auxílio de chips instalados nas toras, os fiscais descobriram que o produto florestal era beneficiado em serrarias das cidades de Cláudia, a 608 quilômetros de Cuiabá, e União do Sul. Nos últimos seis anos, conforme o Ibama, o prejuízo à floresta com a derrubada de árvores somou aproximadamente R$ 20 milhões.

 

De acordo com a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), as investigações comprovaram que o suspeito é o responsável pela contratação de pessoas e equipamentos para extração de madeiras da propriedade. Por conta da ação criminosa, ele vai responder pelos crimes de furto de madeira e coação de pessoas.

 

Ainda conforme as investigações, ele se deslocou até um presídio do estado para ameaçar pessoas que estavam detidas em flagrante pelo crime de extração ilegal de madeira, delito que o suspeito aparece como principal autor. A intenção dele, segundo a polícia, era barrar qualquer denúncia contra ele.

 

A Polícia Civil informou ainda que, antes de começar a praticar os delitos, o suspeito era morador de União do Sul e que, na ocasião, exercia a profissão de mecânico. Porém, posteriormente às práticas ilícitas, ele acumulou uma grande quantidade de dinheiro na região com o lucro obtido com a venda ilegal de madeira, informou a polícia.

 

No nome dele estão uma empilhadeira e mais dois caminhões apreendidos em uma operação ambiental na região. Com as máquinas, segundo a polícia, o suspeito organizava a exploração da área sempre no período noturno contratando pessoas para fazer a derrubada das árvores e alugar caminhões para transportar as toras até as madeireiras. Pessoas conhecidas como ´olheiros´ também eram contratadas para inibir a ação policial durante o transporte das toras. 

Exatas Contabilidade
Sicredi
Auto Posto Arinos LTDA
Soluti - Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br