NOTÍCIA | QUEDA DE AVIÃO

Piloto diz que colega era experiente e conhecia região em MT

Piloto diz que colega era experiente e conhecia região em MT

Por: Midia News // DA REDAÇÃO // LISLAINE DOS ANJOS
Publicado em 08 de Abril de 2014 , 11h42 - Atualizado 08 de Abril de 2014 as 11h42


Um piloto experiente e que conhecia a região. Assim é descrito Eliano Laurindo Souza, o “Pisca”, que comandava o monomotor modelo Minuano, prefixo PT-ROS, de Aripuanã para Colniza (Noroeste de Mato Grosso), e caiu na manhã de domingo (6).

 

O acidente aconteceu em uma região de mata fechada, a 18 km do ponto de decolagem.

 

De acordo com um amigo de Eliano, também piloto e que prefere não ser identificado, o colega já tinha cerca de 30 anos de aviação, sendo 90% de suas horas de voos registradas na região do Extremo Norte de Mato Grosso.

 

“Ele não era novo na região. Pelo contrário, já passou por ‘n’ situações e sempre se saiu bem, tanto que era referência quando havia necessidade de fretamento de avião na cidade [de Aripuanã]”, afirmou

 

A região onde a aeronave pilotada por Eliano caiu é um local de mata fechada e de difícil acesso, tanto que demorou para que o monomotor fosse encontrado. O que ocorreu não por parte das equipes de busca do Corpo de Bombeiros e das polícias Civil e Militar, mas por um piloto civil que sobrevoava a região.

 

No entanto, de acordo com o amigo do piloto, o avião estava muito bem cuidado e com condições de voar, segundo a última checagem feita antes da decolagem.

 

“Lógico que, mesmo o avião estando ‘ok’, pode ter dado uma pane. Mas o que não se pode discutir aqui é a parte técnica, a experiência, que ele [Eliano] tinha de sobra”, disse.

 

Segundo o piloto, é necessário aguardar o andamento das investigações para saber o que causou a queda do monomotor.

 

Mas, as informações extraoficiais são de que, pela proximidade do ponto de queda com o ponto de decolagem, alguma pane elétrica tenha ocorrido na aeronave.

 

“Pode ser que, depois da decolagem, tenha dado alguma pane no avião que, somada a uma neblina, por se tratar de uma decolagem no início da manhã, tenha culminado em uma situação irreversível”, afirmou.

 

O acidente

Estavam na aeronave pilotada por Eliano o empresário do ramo madeireiro Dércio Torremocha e os servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Elias Borges Nogueira e Alexsandro Pereira da Silva.

 

Segundo informações prestadas pelo secretário da pasta, José Lacerda, ambos estavam na região a trabalho, acompanhados de outros funcionários da pasta, para a realização de uma série de vistorias em fazendas, entre os dias 3 e 12 deste mês.

 

A aeronave tinha previsão de fazer uma escala na Fazenda Vespor, localizada a 35 minutos de voo do ponto de Aripuanã.

Auto Posto Arinos LTDA
Soluti - Exatas Contabilidade
Exatas Contabilidade
Sicredi

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br