NOTÍCIA |

Para 3 em cada 4 brasileiros, excesso de burocracia estimula corrupção no País, diz pesquisa

Por: R7
Publicado em 29 de Julho de 2015 , 09h28 - Atualizado 29 de Julho de 2015 as 09h28


Três em cada quatro brasileiros acreditam que o excesso de burocracia no País estimula a corrupção, aponta a pesquisa “Retratos da Sociedade Brasileira — Burocracia”, realizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), em parceria com o Ibope.
 
Ao todo, foram ouvidas 2.002 pessoas em 142 municípios.
 
De acordo com a pesquisa, 41% dos entrevistados disseram considerar o Brasil um País mais burocrático do que os outros; 25% consideraram igualmente burocrático; e 18%, menos burocrático. A questão não foi respondida por 16% dos entrevistados.
 
Ainda conforme a pesquisa, 48% dos entrevistados concordaram totalmente com a afirmação: “O excesso de burocracia estimula a corrupção” e outros 26% concordaram parcialmente.
 
Na opinião dos entrevistados, parece o mal parece ser não a burocracia em si, mas o excesso dela. Quando questionados sobre a frase “a burocracia no serviço público é importante para evitar o uso indevido de recursos públicos”, 37% concordaram totalmente e outros 30% concordaram em parte.
 
A pesquisa mostra ainda que 60% das pessoas concordam totalmente ou em parte que a burocracia afeta mais as empresas do que os cidadãos. Além disso, 75% afirmam que o excesso de burocracia eleva os preços dos produtos e serviços.
 
Na opinião dos entrevistados, fazer a declaração do Imposto de Renda é o procedimento que mais requer ajuda especializada: 29% das pessoas contrataram um profissional ou empresa especializada para prestar contas à Receita, e 12% pediram ajuda de parentes ou amigos.
 
Em seguida, aparece o encerramento de empresa, procedimento para o qual 27% contrataram empresa especializada. O mesmo ocorreu com as pessoas que abriram uma empresa.
Sicredi
Soluti - Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA
Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br