NOTÍCIA | Ferrovia

Governo prevê que ferrovia chega a Rondonópolis até 2013

Governo prevê que ferrovia chega a Rondonópolis até 2013

Por: MIDIA NEWS/LAÍSE LUCATELLI/ENVIADA ESPECIAL A ITIQ
Publicado em 04 de Junho de 2012 , 09h29 - Atualizado 04 de Junho de 2012 as 09h29


Com a inauguração do terminal ferroviário de Itiquira (357 km ao Sul da Capital), na manhã de sábado (2), foi dado mais um passo para a chegada dos trilhos da Ferrovia Senador Vicente Vuolo (Ferronorte) a Cuiabá. Entre dezembro deste ano e o primeiro trimestre de 2013, deve ser inaugurado o Terminal de Rondonópolis (a 212 km), que será um dos maiores da América do Sul.

 

Segundo previsão do secretário da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo (PR), o trecho entre Rondonópolis e a Capital deve ser licitado no ano que vem.

 


“Os estudos de impacto socioeconômico e ambiental estão sendo elaborados com recursos do governo estadual. Em breve, teremos o projeto básico do traçado dos trilhos, e a previsão é licitar a implantação desse trecho no ano que vem”, informou.


 
Esse trajeto terá que ser licitado porque empresa que detém a concessão da linha e está executando as obras até Rondonópolis, a América Latina Logística (ALL), abriu mão da concessão até Cuiabá, por pressão do governo estadual. A decisão foi tomada após a empresa sinalizar que não tinha interesse em implantar e explorar os trilhos após Rondonópolis.


 
Dois grupos estrageiros já demonstraram interesse em trazer a Ferronorte até a Capital: o italiano Salcef S/A e o sul-coreano Posco.


 
Vuolo informou, ainda, que esse trecho pode receber, no futuro, trens de passageiros. Para isso, terão que ser construídos terminais específicos, pois os já previstos nos projetos são terminais de carga, para escoamento da produção.


 
Dificuldades
 
Em um discurso emocionado, na solenidade de inauguração do terminal, o secretário lembrou das dificuldades enfrentadas para implantar a Ferronorte, desde quando seu pai, Vicente Emílio Vuolo, elaborou o plano de interligação Ferroviária entre São Paulo e Mato Grosso, em 1976.

 

O projeto foi feito na década de 1980, e abandonado pelo alto custo de implantação. Foi retomado na década de 1990 e, em 2000, chegou à primeira cidade mato-grossense, Alto Taquari. As obras foram paralisadas em 2003, e retomadas após aditivo do Governo Federal.

 

Após vencidas todas as dificuldades, a inauguração do terminal de Itiquira e o avanço dos trilhos até Rondonópolis foram comemorados por todas as autoridades presentes à inauguração. “Esse foi mais um passo decisivo para o desenvolvimento do Estado”, declarou o ministro dos Transporte, Paulo Sérgio Passos (PR).

 
“Essa é uma conquista dos produtores mato-grossenses. O terminal conta com uma das estruturas de embarque e descarga mais modernas do país”, disse o governador Silval Barbosa (PMDB).


 
* A jornalista Laíse Lucatelli viajou a Itiquira a convite da Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom). 

Soluti - Exatas Contabilidade
Sicredi
Auto Posto Arinos LTDA
Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br