NOTÍCIA | VIOLÊNCIA NO INTERIOR

Ex-diretor do Iphan em MT é assassinado em Canarana

Ex-diretor do Iphan em MT é assassinado em Canarana

Por: Midia News // DA REDAÇÃO //ISA SOUSA
Publicado em 26 de Março de 2014 , 04h52 - Atualizado 26 de Março de 2014 as 04h52


O ex-superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Naiconal (Iphan) de Mato Grosso, Cláudio Quoos Conte, foi encontrado morto em sua residência em Canarana (823 km a Leste da Capital) na tarde de terça-feira (25).

 

A suspeita, segundo a Polícia Militar, é que trata-se de latrocínio (roubo seguido de morte). Ele teria sido degolado.

 

Atualmente indigenista especializado da Fundação Nacional do Índio (Funai), Conte estava lotado na Coordenadoria Regional do Xingu de Canarana. O sepultamento deve ocorrer em Porto Alegre (RS), cidade de origem.

 

Em nota encaminhada aos servidores da Funai, a entidade lamenta o falecimento e lembra que Conte atuou como representante e superintendente do Iphan por mais de uma década.

 

“Registramos condolências à família e aos amigos de Cláudio, que tanto contribuiu com seu trabalho e dedicação ao Iphan, mesmo após sua ida para a Funai”, diz trecho da nota.

 

O crime

Segundo informações do site O Pioneiro, de Canarana, a Polícia Militar chegou até a casa de Conte após informações de uma colega de trabalho de que ele não teria ido trabalhar, sendo que não costumava faltar.

 

A PM foi até a residência do indigenista e pulou o muro após ninguém atender ao chamado. No primeiro momento, os policiais localizaram um cupom fiscal de uma compra realizada em um supermercado às 19h de segunda-feira (24).


 
Em seguida, a janela foi forçada pelos PMs, que avistaram o pé da vítima. A porta da casa foi arrombada e Cláudio foi encontrado no último quarto, deitado de bruços, com uma mancha de sangue abaixo dele. Também haviam marcas de sangue nos travesseiros e na parede. Segundo o site, ele estava com um grande corte no pescoço.

 

O veículo do indigenista, um Palio, não estava na residência. O veículo teria sido visto pelos policiais na terça-feira em frente ao Banco do Brasil.

A polícia e

spera que as câmeras de segurança do supermercado e do Banco do Brasil mostrem quem é o suspeito. Ainda para a PM pode se tratar de alguém que estivesse tendo um caso com a vítima, que se aproveitou da intimidade para roubar e cometer o crime.

 

Vida e obra

Cláudio Quoos Conte tinha 51 anos, era historiador, autor do livro “Centro Histórico de Cuiabá Patrimônio do Brasil. Cuiabá: Entrelinhas” (2005).

 

O indigenista foi representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Mato Grosso (Iphan) de 1994 a 2012. Na Coordenadoria Regional do Xingu ele atuava no Serviço de Monitoramento Ambiental e Territorial (SEGAT), no apoio às atividades culturais e projetos especiais direcionados aos povos indígenas do Parque Indígena do Xingu.

Soluti - Exatas Contabilidade
Sicredi
Auto Posto Arinos LTDA
Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br