NOTÍCIA | ENTERRO

Enterrado o corpo de comerciante morto após ataque de abelhas em MT

O corpo do comerciante Rosevel Silvério de Araújo, de 63 anos,

Por: G1 MT
Publicado em 31 de Julho de 2012 , 10h43 - Atualizado 31 de Julho de 2012 as 10h43


O corpo do comerciante Rosevel Silvério de Araújo, de 63 anos, que morreu após ser atacado por abelhas, foi enterrado na tarde desta segunda-feira (30) em Cuiabá.

 

 De acordo com o atestado de óbito, a causa da morte foi insuficiência respiratória e choque anafilático em decorrência das múltiplas picadas.

  Dois amigos do comerciante conseguiram sobreviver ao ataque das abelhas que aconteceu, no último domingo (29), próximo a um rio no município de Santo Antônio de Leverger, a 35 km de Cuiabá.

 

 O pedreiro Plácido da Silva Neto disse que só escapou do ataque porque mergulhou no rio.  

 

Era uma nuvem preta de abelhas. Quando me deparei com o enxame, mergulhei dentro do rio e meu companheiro correu para o meio do mato.

 

 Ele conseguiu entrar no carro, que estava a uma distância de 200 metros, mas, mesmo assim, as abelhas continuaram atacando, contou o pedreiro à reportagem da TV Centro América.  

  Preocupados com o sumiço do amigo, os dois procuraram o comerciante dentro do rio, mas foram perseguidos novamente pelas abelhas.

 

Quando elas se acalmaram, eu fui ao encontro do nosso companheiro, mas elas tornaram a me atacar, relatou o caseiro Silvino de Jesus.  

Segundo os familiares da vítima, ele já havia sido picado uma vez e na ocasião não teve reação alérgica.

 

 No entanto, de acordo com o médico alergista Sérgio Taques Saldanha, a reação tóxica causada pelas picadas pode ter levado à morte do pescador.

 

Se o indivíduo é picado acima de 100 a 200 ferroadas, ele passa a ter uma reação tóxica.

 Acima de 400 a 500 pode levar até a morte. Já no caso de alergia, uma picada é o suficiente para levar a uma reação alérgica, explica o médico.  

O médico recomenda que as pessoas que estiverem em locais ao ar livre evitem o uso de roupas coloridas e evitem ficar próximos a locais com frutas em degradação, que possam atrair os insetos.  

Cuidado

Os pescadores ficaram muito assustados com a morte do companheiro, e aconselham as pessoas sobre os cuidados com os insetos peçonhentos.

 

Dou conselho para qualquer pessoa, que tome cuidado e que preste atenção para não se envolver com abelha, alertou o caseiro Silvino de Jesus.  

 

O professor de zoologia Randal Lopes Barreira explica que a espécie de abelha Europa, que atacou os pescadores, age em sociedade e, por isso, pode se tornar extremamente perigosa.

 

Quando você mata uma, ela elimina um determinado odor para que todas as outras ataquem.

 

 Quanto mais você mata, mais ataque vai ter.

 

Quando ela ataca, ela solta um ferrão e todo o sistema digestivo também se desprende e então ela morre, disse o professor.

Auto Posto Arinos LTDA
Sicredi
Soluti - Exatas Contabilidade
Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br