NOTÍCIA | Preferência

Cores sóbrias predominam entre os carros brasileiros

Cores sóbrias predominam entre os carros brasileiros

Por: DETRAN
Publicado em 25 de Janeiro de 2012 , 12h13 - Atualizado 25 de Janeiro de 2012 as 12h13


Prxima vez em que circular de carro, repare no inevitvel cenrio os veculos so predominantemente das cores prata, preto, cinza e branco.


 
Oito em cada dez carros saem pintados das montadoras e trafegam pelas ruas brasileiras com alguma destas cores. A cor prata a preferida de 33% dos brasileiros, seguida do preto (25%), do cinza (14%) e do branco (10%).


 
Apesar de o Brasil ser um pas tropical, de cores quentes e vivas, o que aconteceu desde os anos 2000 um afunilamento da preferncia por cores mais sbrias, diz o especialista em cores para carros Antonio Carlos de Oliveira.


 
Diretor da diviso DuPont Automotive Systems na Amrica Latina, a maior fornecedora de tintas automotivas, Oliveira explica que determinadas caractersticas regionais explicam diferenas das cores.


 
Na Rssia, o verde a segunda cor mais preferida. H um certo mistrio sobre essa escolha, mas locais frios, paradoxalmente, tm cores mais vivas uma forma de chamar ateno em meio cenrio que vivem cobertos por neve.


 
Nos Estados Unidos, o branco, a cor preferida, est associada sinais de riqueza. Mas no Brasil, principalmente pela grande frota de carros de So Paulo, o branco a cor dos txis, o que elimina parte dos vnculos com grandes fortunas.


 
Desde 1952, a americana DuPont realiza uma pesquisa sobre as cores mais populares de carros o levantamento realizado no Brasil h 30 anos. A pesquisa inclui informaes dos fabricantes de veculos, licenciamento de carros e os dados de vendas de tintas alm da anlise da prpria empresa.


 
Um em cada dois carros produzidos no Brasil cerca de 1,5 milho utiliza tintas produzidas pela empresa americana. A fbrica brasileira fica em Guarulhos, na Grande So Paulo. A empresa fornece para todas as montadoras, exceto as francesas Renault e Peugeot.


 
A cada dois anos, as fabricantes normalmente renovam seu leque de cores, embora haja apenas uma ligeira mudana nos tons das principais cores.


 
O resultado do Brasil segue a mesma preferncia mundial, que se traduz em 77% dos carros produzidos neste arco-ris de tons plidos.


 
Vestir-se como os carros
 
Inmeros fatores explicam a preferncia por cores pouco vivas. As tendncias de cores nos carros seguem o que os estilistas internacionais ditam moda. As pessoas gostam de se vestir como os carros, diz o executivo da DuPont.


 
Nas principais passarelas da moda, seja em Paris, Roma ou Nova York, tcnicos da DuPont estudam as principais tendncia que indicaro em trs a cinco anos as prximas famlias de cores que vo estampar as latarias dos carros.


 
A opinio das mulheres pesa na escolha da cor dos carros. Enquanto os homens querem saber a potncia do motor, elas opinam sobre as cores dos carros, diz.


 
Preferncia das cores
 
A partir dos anos 2000, houve uma predomnio do prata. Segundo Oliveira, a entrada no novo milnio acabou fazendo surgir temas futuristas, introduzindo aspectos de modernidade. Foi o que se viu no uso de ao escovado e produtos metalizados, explica.


 
Mesmo hoje nem tudo o que prata, definitivamente, reluz como prata puro. Segundo Oliveira, h uma tendncia dos carros sarem das montadoras prateados com tons de azuis, verdes, vermelhos e at amarelos, que ampliam a famlia do prata.


 
A cor preta tambm ganhou espao. Mais recentemente, muitas famlias brasileiras passaram a ter seu primeiro carro, conferindo um sinal de ascenso social que a cor representa.


 
Como dizia Henry Ford, fabricante do modelo T, o popular Ford de Bigode, que popularizou a disseminao do carro nos EUA: o veculo disponvel em qualquer cor, contanto que seja preto.


 
Mas o preto no o campeo no Brasil. Tem o problema de que uma cor que esquenta num Pas que faz calor como o nosso, conta Oliveira. Quando se liga o ar condicionado do carro, se leva mais tempo para ser resfriado, diz.


 
Antonio Carlos de Oliveira afirma que as cores mais populares no Brasil possuem tambm um aspecto financeiro. um fator adicional relacionado ao valor de revenda do veculo, explica.


 
Embora as empresas consigam fazer o conserto de arranhes nas cores originais, seja quais forem, h a percepo de que as cores mais populares sejam fceis de serem reparadas.


 
Pouca gente se arriscaria a comprar um carro de cor de abbora ou rosa, que desvalorizam o preo do carro.

Soluti - Exatas Contabilidade
Sicredi
Auto Posto Arinos LTDA
Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br