NOTÍCIA |

Campanha em Mato Grosso pretende prevenir hepatites virais

Por: Sonoticias
Publicado em 29 de Julho de 2015 , 09h43 - Atualizado 29 de Julho de 2015 as 09h43


Com o objetivo de conscientizar a população e reduzir os casos de hepatite em Mato Grosso, a Secretaria Estadual de Saúde deu início a uma campanha contra a doença. A ação é alusiva ao Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais comemorado, hoje, e terá a participação de todos os municípios.

 

Durante a programação, serão oferecidos testes rápidos para Hepatites B e C, imunização para Hepatite B, orientação e distribuição de material informativo. Os municípios contarão com apoio do Estado, por meios dos Escritórios Regionais, na distribuição de kits de testes rápidos e insumos necessários e na mobilização junto à população.

 

A Campanha se estende até o dia 30 de novembro. “É importante aproveitar a data alusiva para estimular a prática de educação em saúde visando à promoção e prevenção da doença”, destaca a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Flávia Guimarães. Para ela o trabalho desenvolvido é uma estratégia para estimular a adesão ao teste rápido, evitando o diagnóstico tardio e consequências como a cirrose ou o câncer de fígado.

 

A coordenadora destaca ainda que os testes ficam disponíveis para a população no decorrer do ano todo, nas Unidades Básicas de Saúde e que todo o tratamento, assim como a imunização contra hepatite A e B, é ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A hepatite é causada por vírus e compromete o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano.

 

As hepatites virais mais comuns são a A, B e C, entretanto, há outros tipos como os vírus D e E. A transmissão dos tipos considerados mais graves – B, C e D, se dá por meio da relação sexual desprotegida, transfusão de sangue e derivados contaminados, uso de drogas, compartilhamento de seringas agulhas, escova de dentes, lâmina de barbear e outros objetos, aleitamento materno e transmissão vertical (de mãe para o bebê, durante o parto).

 

Um levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que pelo menos 70% da população brasileira já teve contato com o vírus da hepatite A e que aproximadamente 17 mil novos casos de hepatite B são detectados por ano.

 

Além disso, são registrados cerca de três mil mortes por associadas à hepatite C. Em Mato Grosso, até o momento foram notificados 66 casos de Hepatite A, 236 casos de Hepatite B e 33 casos de Hepatite C. Além disso, foram realizados 32.274 exames sorológicos para hepatite B e 15.601 para hepatite C. 

Exatas Contabilidade
Sicredi
Auto Posto Arinos LTDA
Soluti - Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br