NOTÍCIA | Homenagem

Câmara Federal presta homenagem aos 30 anos das "Diretas Já", proposta por Dante de Oliveira

Câmara Federal presta homenagem aos 30 anos das "Diretas Já", proposta por Dante de Oliveira

Por: 24 Horas News // Redação
Publicado em 25 de Abril de 2013 , 11h03 - Atualizado 25 de Abril de 2013 as 11h03


A proposta de eleições diretas para presidente da República apresentada em 1983 pelo então deputado federal por Mato Grosso Dante Martins de Oliveira e que se transformou no marco da revolução brasileira com a Campanha “Diretas Já” está completando 30 anos. E para comemorar o fim da ditadura militar e a volta da Democracia no Brasil, a Câmara Federal promove nesta quinta-feira uma homenagem a Dante de Oliveira, morto no dia 6 de junho de 2006, aos 54 anos.      

O Brasil vivia uma ditadura militar, inflação galopante e incertezas econômicas, quando o então deputado Dante de Oliveira (PMDB-MT) apresentou sua proposta em 2 de março de 1983. Pouco mais de um ano depois – em 25 de abril de 1984 – a emenda foi rejeitada por uma Câmara de maioria governista. Na contagem, 298 deputados votaram a favor, 65 contra e 3 se abstiveram. Não compareceram para votar 112 deputados. Para que fosse aprovada, eram necessários pelo menos 320 votos a favor.    

  No congresso a proposta de Dante não teve o apoio da maioria congressita ligada ao governo de plantão. Mas a semente das mudanças estava germinando como lembra o presidente da Câmara Federal, deputado Henrique Eduardo Alves, já parlamentar naquela época: “Foi um dia histórico. Uma grande multidão se mobilizou no País inteiro pelo direito de escolher seu presidente da República e perdemos por poucos votos”, recorda.   

   

Aquela foi uma sessão longa, como mostra a história, de muita discussão. Teve início às 9 horas e só terminou às 2 horas da madrugada do dia seguinte. A oposição, que brigava pelas diretas no Câmara contava com o apoio de 84% da população. Ela foi rejeitada, mas o ciclo não se encerrou aí.”   

   

Foi através de sua derrota, que o então PMDB de Dante e Ulisses Guimarães viu a força do povo brasileiro. Dava-se início a Campanha das Diretas Já, decisiva para enfraquecer o regime militar, na época comandada pelo general João Figueiredo que dizia que se dava melhor com seus cavalo do que comandando uma nação.   

 

A movimentação foi grande. Não houve outra alternativa ao decadente regime militar e seus aliados no Congresso que não a de marcar uma eleição, ainda que de forma indireta para se escolher o novo presidente. E no Colégio Eleitoral Tancredo Neves (PMDB) venceu o candidato governista Paulo Maluf. Tancredo adoeceu antes de tomar posse e a presidência ficou com José Sarney, hoje senador, como era na época me que disputou a eleição na condição de vice de Tancredo. Só depois desta eleição indireta é que o povo brasileiro pode, enfim, ir às urnas para voltar para presidente, quando elegeu Fernando Collor de Mello, em 1989. Era a consolidação da democracia no Brasil.   

 

  “[Aquela votação] serviu de lição. Hoje temos o processo mais democrático de todos os países”, diz o presidente Henrique Eduardo Alves.  

    Homenagem       Dante Martins de Oliveira (1952-2006) foi eleito deputado estadual em 1978. Em 1982, elegeu-se deputado federal. Dante também exerceu os cargos de prefeito de Cuiabá e governador de Mato Grosso.  

    Na época em que apresentou a emenda pelas eleições diretas, ele argumentou que a legitimidade do mandato só é límpida se a autoridade for escolhida pela maioria do eleitorado. “Difere do que ocorre com outros candidatos, escolhidos em círculos fechados e inacessíveis à influência popular e às aspirações nacionais”, comparou, então.    

  Para o deputado Nilson Leitão, autor da homenagem que será feita nesta quinta-feira ao ex-governador Dante de Oliveira,  a Emenda Dante de Oliveira transformou-se em um dos maiores movimentos políticos para acabar com a ditadura. "As Diretas Já representavam a aprovação popular da emenda”, declara Leitão.

Auto Posto Arinos LTDA
Soluti - Exatas Contabilidade
Sicredi
Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br