NOTÍCIA | Novo ministro

Blairo Maggi (PP), ministro da Agricultura do governo Temer

Senador mudou do PR para o PP para assumir Agricultura. Político já foi alvo de críticas por desmatamento da Amazônia.

Por: Do G1 em São Paulo
Publicado em 13 de Maio de 2016 , 07h44 - Atualizado 13 de Maio de 2016 as 07h44


Escolhido para assumir o Ministério da Agricultura, o senador Blairo Maggi, conhecido como “rei da soja”, já foi governador de Mato Grosso por duas gestões. Recém-filiado ao PP para poder assumir o cargo, ele nasceu em 1956, em Torres (RS), mas foi no estado do Centro-Oeste que ficou conhecido nacional e internacionalmente.

Formado em agronomia na Universidade Federal do Paraná, ele decidiu seguir os passos do pai, pequeno agricultor, investindo no cultivo da soja em áreas inexploradas, o que o levou a Mato Grosso.

Em alguns anos, o Grupo Amaggi, de sua propriedade, se tornou um dos principais exportadores de soja do país. Maggi também já foi considerado o maior produtor individual de soja do mundo.

Iniciou a carreira política ao se tornar suplente pelo PP do senador Jonas Pinheiro, eleito por Mato Grosso, em 1994. Já filiado ao PPS, concorreu ao governo do estado em 2002 e venceu no 1º turno, com 50,6% dos votos. Foi reeleito em 2006, também no 1º turno, com uma margem ainda maior: 65,4% dos votos.

Após a eleição, foi desfiliado do PPS por ter declarado apoio à candidatura do presidente Lula, enquanto o partido foi favorável ao candidato tucano Geraldo Alckmin.

Já no PR, foi eleito senador em 2010, com 37,08% dos votos válidos.

Decidiu deixar o PR e ingressar no PP após ser convidado a assumir a pasta da Agricultura no governo Temer na cota do partido poucos dias antes da votação do impeachment no Senado.

No começo do ano, ele chegou a dizer que estava se filiando ao PMDB, de Michel Temer, mas desistiu meses depois em razão de “mudanças no cenário político”.

Na terça (10), o STF arquivou um inquérito que o investigava por lavagem de dinheiro e corrupção na Operação Ararath.

Desmatamento


O prestígio no agronegócio fez com que Maggi fosse considerado pela revista ‘Forbes’ uma das pessoas mais influentes do mundo. Mas fez também com que virasse alvo de críticas de várias entidades ambientais. Em 2005, a ONG Greenpeace o contemplou com o prêmio ‘Motosserra de Ouro’.

No mesmo ano, o inglês ‘Independent’ publicou uma reportagem de capa sobre o “estupro da Amazônia”, dizendo que Maggi era “o homem por trás” do desmatamento na região. “Um fazendeiro milionário e um político sem compromissos que preside o boom da produção de soja brasileira”, afirmou o jornal.

Em 2013, mesmo após forte resistência de parlamentares ligados ao movimento ambientalista, ele assumiu a presidência da Comissão de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle do Senado.

Apesar das críticas, Maggi tem dito que o grupo Amaggi firmou importantes compromissos de sustentabilidade e aumentou a participação em iniciativas socioambientais na última década e que, enquanto esteve no governo, conseguiu reduzir índices de desmatamento em Mato Grosso, além de ter contribuído com o Código Florestal.

Casado, Blairo Maggi tem três filhos e uma neta. Seu patrimônio declarado à Justiça Eleitoral gira em R$ 152,5 milhões.

Sicredi
Auto Posto Arinos LTDA
Exatas Contabilidade
Soluti - Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br